Oficiais da PM participam de Seminário Internacional sobre gênero

Segundo a coronel Iris, ela tem participado ativamente do evento, tendo, inclusive, apresentado, na segunda (16), o seu trabalho Competências de soldado: representações e auto-representações de gênero de alunas e alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Paraíba. O artigo teve a colaboração da professora doutora da Universidade Federal da Paraíba, a professora Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
Já a capitã Mônica apresenta nesta terça o trabalho Formação de Oficiais na Polícia Militar da Paraíba e violência simbólica: uma análise de gênero. O documento foi construído em conjunto com a professora Anita Leocadia Pereira dos Santos também da Universidade Federal da Paraíba.
O Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 está sendo promovido pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas, pelo Centro de Comunicação e Expressão, bem como por outros Centros da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com o Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC.
Estudos – As duas oficiais paraibanas que participam do congresso internacional fazem parte de um grupo de estudos focado nas relações de gênero. O GT 053- Gênero e diversidade nas instituições armadas é coordenado pelas professoras historiadoras da UFPB, Andréa Mazurok Schactae (que foi Soldado na PM do Paraná por 15 anos) e Rosemeri Moreira, funcionando no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPB.