BPAmb apreende 32 aves silvestres em Mandacaru, na capital

Gaiolas são abandonadas pelos infratores, que fogem quando da chegada da polícia
O Batalhão de Policia Ambiental apreendeu, na manhã desta terça-feira (19), mais 32 aves silvestres que estavam sendo mantidas irregularmente em cativeiro. Os animais foram encontrados durante operação nas comunidades Porto de João Tota, Jardim Mangueira e Alto do Céu – todas no bairro de Mandacaru, capital.

Entre as aves apreendidas está uma Maracanã, espécie ameaçada de extinção. Além dela, foram encontradas gaiolas com Tico tico (três aves), Azulão (3), Galo de Campina (4), Papa Capim (5), Cancão (1), Rolinha (2), Sibito (1), Tiziu (1), Curió (6) e Cabocolinho (5).

Conforme o sub-comandante do BPAmb, major Oscar Beuttenmuller, ninguém foi preso, pois os infratores deixam as gaiolas próximo à região de mata e fogem quando da chegada da polícia.

Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas – (localizado em Cabedelo), para serem cuidados e reintegrados à natureza.

Além das implicações penais, quem for pego mantendo irregularmente animal silvestre em cativeiro tem que pagar uma multa de R$ 500, por cada animal, valor que chega a R$ 5 mil se a espécie estiver em extinção.

Compartilhar