PM profissionaliza terapia assistida por cães

É que o subcomandante do Canil da PMPB, o tenente Roberto Heráclio, participou do curso de Cães Auxiliando no Bem Estar Humano módulo básico, oferecido pela Associação para a Promoção de Terapias Assistidas por Cães. A qualificação teve uma carga horária total de 27 horas aulas, na cidade e São Paulo (SP), e abordou temas como : Definição e diferença entre: Atividade, Educação e Terapia Assistida por Cão; Bases Teóricas sobre educação e Terapia Assistida por cão; A Domesticação do Cão; Comunicação Cão x Humano; Prevenção às Principais Zoonozes entre outros.
Abri minha visão sobre a utilização do cão em auxílio ao homem. Constatei que ele pode ser usado em diversas áreas, como a Educação (nas escolas) e a Saúde; além das novas linhas existentes de adestramento e treinamento do cão. Tivemos aulas com os professores mais renomados dessa área, contou Heráclio, ao frisar que todo o conhecimento adquirido será repassado aos outros policiais do Canil para agregar ao trabalho que já é feito pela corporação na Apae.
Cinoterapia – Apesar de a Cinoterapia estar sendo bastante aplicada no Brasil e principalmente nos países desenvolvidos, não existe ainda uma regulamentação nacional sobre a prática dela. Logo, existem várias formas de se aplicar a Terapia Assistida por Cão (TAC), mas já está cientificamente comprovado os seus benefícios. Nessa atividade, o animal vira um facilitador no tratamento de pacientes que sofrem, por exemplo, com transtornos de desenvolvimento e de atenção.
Na Apae, em João Pessoa,as atividades do Canil acontecem todas as terças-feiras, com animais da raça golden retriever, que são treinados por pelo menos dois anos para desenvolveram a obediência avançada e suportarem estímulos agressivos.
Histórico do Canil – O canil da Polícia Militar da Paraíba, fundado há 20 anos, pertence a 2º companhia do Batalhão de Operações Especiais (Bope), sediada em Cabedelo. No local, diariamente, os cães (divididos em três grupos: farejador, patrulheiro e show dog) são treinados e bem cuidados para auxiliar a corporação nas atividades policiais ou sociais.
Entre essas ações estão o policiamento em praças desportivas, controle de rebeliões e distúrbios civis, segurança em eventos públicos, faro de entorpecentes, além de apresentações ao público e a cinoterapia.