Governo inaugura Pelotão de Polícia Militar em Lucena

Inauguração do Pelotão reuniu populares, militares e autoridades locais (Fotos: Werneck Moreno)
O município de Lucena e os destacamentos vizinhos, no Litoral Norte do Estado, receberam um grande reforço na segurança, na manhã nesta quinta-feira (5). É que um Pelotão de Polícia Militar foi inaugurado na cidade, trazendo mais 24 policiais e uma viatura para somar ao policiamento já existente no local. O prédio, localizado no Centro de Lucena, foi doado pela prefeitura e demandou investimentos na ordem de R$ 22 mil.

Conforme o comandante do 7º Batalhão (ao qual o Pelotão é ligado), tenente coronel Eduardo Jorge, toda a reforma da unidade foi feita com a contribuição do poder público local (prefeitura, Ministério Público Estadual e Tribunal da Justiça), além da própria comunidade, que colaborou doando móveis e equipamentos.

“Aqui já temos um índice de criminalidade controlado, mas esse pelotão vem trazer uma maior sensação de segurança para os moradores, além de ser um apoio para a polícia durante as festas que acontecem na cidade – a exemplo do Carnaval, quando a população circulante mais que triplica”, citou Jorge.

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima; que na ocasião representou o governador Ricardo Coutinho ; destacou que a unidade também vai proporcionar uma maior integração entre as Polícias Civil e Militar. “A sede da delegacia é praticamente vizinha a do pelotão, facilitando o contato contínuo entre os policiais civis e militares e trazendo, com certeza, mais segurança e melhores resultados na área de Lucena”, destacou o gestor, durante a solenidade que marcou a inauguração do pelotão.

Além dele, também fez o uso da palavra o sub-comandante geral da PM, coronel Francisco de Castro – que representou o comandante geral, coronel Euller Chaves. “A instalação desse pelotão significa mais um escalonamento da PM, no sentido de dividir e delegar responsabilidades territoriais. Agora, o comandante do 7º Batalhão tem uma oficial responsável pelo policiamento em Lucena, a quem pode cobrar diretamente os bons resultados”, lembrou Castro, ao frisar que a aproximação e integração com o poder Judiciário e o Ministério Público são fundamentais.

A unidade

O Pelotão de Lucena é comandado pela 2º tenente Thaís Queiroz Oliveira, que há cerca de seis meses, quando foi iniciada a reforma do prédio que abrigaria o Pelotão, já vinha atuando no policiamento da cidade. “Nós estamos realizando um trabalho forte de segurança, com intensificação das rondas e incursões. A inauguração da unidade, com o acréscimo no efetivo, só vem a reforçar as ações já desenvolvidas”, afirmou Thaís.

Segundo ela, a sede do Pelotão possui recepção, alojamento, gabinete de comando e salas administrativas – tudo com climatização. Ainda este mês, a expectativa é que seja instalado, em parceria com a prefeitura, um sistema de videomonitoramento na unidade e nas principais vias da cidade. “O comércio será todo monitorado”, garantiu.

Compartilhar