Comandante-geral da PM abre oficialmente o IX COESP na Paraíba

Treinamento, profissionalismo e excelência. O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, o coronel Sérgio Fonseca, abriu oficialmente o IX Curso de Operações Especiais (COESP) da PMPB. A ocasião aconteceu na manhã desta terça-feira (20) em João Pessoa, reunindo alunos do curso, o alto comando da PM, e integrantes de diversas Forças de Segurança (foto acima).

O curso tem 954 horas-aulas e visa formar profissionais de segurança pública capacitados para compor o Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE) da PM. Os operadores são formados para situações de alta complexidade e combate às mais diversas formas criminosas, como ações táticas em altura, bombas e explosivos, ocorrências com reféns e suicidas armados, e até terrorismo.

Nesta edição, 17 alunos da PMPB e um policial federal passam por cerca de três meses de treinamento e diversas disciplinas que abordam doutrina e metodologia das operações especiais, gerenciamento de crises e negociação, operações ribeirinhas, contraterrorismo, atendimento pré-hospitalar, assalto tático, operações químicas, administração de eventos críticos de massa, Direito aplicado à atividade policial, entre outras.

Na abertura do curso nesta terça, o coronel Sérgio ministrou palestra sobre o combate que a PMPB tem realizado contra grupos criminosos, sendo uma das instituições de referência sobre o assunto. A participação da corporação na Força Integrada de Combate à Criminalidade Organizada na Paraíba (FICCO), também recebeu destaque. A ocasião aconteceu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), às margens da BR-230, no bairro de João Agripino.

PROFISSIONALISMO RECONHECIDO – O COESP na PMPB teve sua primeira edição em 1996 e, até agora, já formou 149 ‘Caveiras’, que são alunos que concluem a formação e ficam aptos para operarem nas unidades especializadas. Reconhecida nacionalmente, a PMPB já formou policiais dos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Amapá, Rondônia, Piauí e Tocantins através do COESP.

Na PMPB, o Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE), que realiza o curso, integra a Coordenadoria de Operações Especiais Policiais (COpEsP).