Proerd da PMPB participa de encontro nacional e destaca a marca de mais de 462 mil alunos assistidos pelo Programa na Paraíba

A Polícia Militar da Paraíba participou, entre os dias 26 e 30 de novembro, do Seminário Nacional de Direitos Humanos – A Inclusão como Foco, e da capacitação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para o Ensino Médio, atividades realizadas pela Polícia Militar do Mato Grasso.

A ocasião reuniu policiais de diversas instituições do país, abordando e atualizando os temas de educação inclusiva, como: comunicação com alunos surdos, com baixa visão ou deficiência visual, transtorno de déficit de atenção e hipersensibilidade, transtorno do espectro autista, entre outros.

O combate às drogas através da prevenção primária também fez parte da capacitação, tendo destaque a atuação do Proerd na Paraíba, que só no primeiro semestre deste ano alcançou mais de 14 mil alunos, e com o segundo semestre segue em andamento, com 45 instrutores atuando por 35 municípios.

Da PMPB participaram da atividade a coordenação do Proerd, tendo à frente a major Neuma e a capitã Aparecida, ambas da Coordenadoria de Combate e Resistência às Drogas e à Violência (EM/4). “Além de trazer novos conhecimentos, ferramentas e metodologias para tratarmos com os alunos assistidos pelo Proerd, no seminário mostramos que o Proerd na PMPB já coloca em prática uma educação mais inclusiva, com capacitação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para manter essa interação dos policiais com alunos surdos”, explicou a major Neuma.

“Tudo isso é fundamental para fortalecer ainda mais o Programa que, desde o ano de 2000, atendeu mais de 462 mil alunos na Paraíba”, comemorou a coordenadora.