Governo da Paraíba abre Semana da Pátria e promove inclusão de pessoas com deficiência e autistas

A abertura da Semana da Pátria na Paraíba teve como protagonistas as pessoas com múltiplas deficiência e autismo, que participaram, juntamente com os militares das Forças de Segurança Federal e Estadual, da solenidade de acendimento da pira do fogo da Pátria, nesta sexta-feira (1º), na orla de João Pessoa. O ato marcou o início das comemorações dos 201 anos da Independência do Brasil no Estado.

O evento teve hasteamento do pavilhão nacional brasileiro, cântico do hino e a corrida do fogo para o acendimento da pira, que foi feito por pessoas atendidas pela Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). A solenidade contou com a presença do secretário de Estado da Segurança, Jean Nunes; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca; do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Araújo (representado); do delegado-geral da Polícia Civil (representado), André Rabelo; do secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Marques Júnior; do chefe do Estado-Maior do 1º Grupamento de Engenharia, coronel Oliveira Ramos; do comandante da Capitania dos Portos da Paraíba, capitão de fragata Ronaldo de Almeida Miranda Junior; do superintendente regional de Polícia Rodoviária Federal na Paraíba, Pedro Ivo; e do secretário executivo de Administração Penitenciária da Paraíba, João Paulo Barros.

O discurso das autoridades foi aberto com a fala do estudante Walther Souza Nóbrega, que tem transtorno do espectro autista (TEA) grau 3 e pela primeira vez falou para um grande público. “Não tenho palavras para descrever o que é para mim, neste evento, representar as pessoas com autismo, os deficientes, as pessoas que têm muitas dificuldades nesta vida, mas que estão conseguindo viver neste país. Estou muito honrado, confesso que bastante nervoso, mas feliz por ter essa oportunidade de participar da abertura de tão importante momento do Brasil”, disse.

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, disse que este é um momento de reafirmação de direitos. “Estamos abrindo a Semana da Pátria com a capacidade de inclusão, que é uma característica do governador João Azevêdo, com suas mais diversas políticas públicas, e reafirmando o nosso compromisso enquanto forças de segurança em preservar a nossa Constituição e garantir direitos construídos para o povo brasileiro”, ressaltou, ao declarar aberta a semana da pátria.

Programação – Nas próximas segunda (4), terça (5) e quarta-feira (6), no Parque Solon de Lucena (Lagoa), as Forças de Segurança Federal e Estadual promoverão uma exposição, das 15h às 18h, todos os dias. Entre as atrações, estão apresentações musicais das bandas de música do Corpo de Bombeiros Militar (na segunda-feira), da Polícia Militar (na terça-feira) e do Exército Brasileiro (na quarta-feira). A Semana da Pátria será encerrada com o desfile de 7 de setembro, que começa a partir das 7h, na Avenida Duarte da Silveira.

Fonte: Secom-PB; fotos: Comunicação Social – PMPB (EM/5).