INTEGRAÇÃO E INTELIGÊNCIA: Capitães do Curso de Especialização em Segurança Pública visitam Força-Tarefa do Ministério da Justiça, na Paraíba

Vinte e sete capitães da Polícia Militar da Paraíba e que são alunos do Curso de Especialização em Segurança Pública (Cesp) visitaram, na manhã desta quinta-feira (24) a sede da Polícia Federal em João Pessoa. O objetivo da ocasião foi de apresentar aos oficiais a Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado do Sistema Único de Segurança Pública do Ministério da Justiça (FT-SUSP/PB), e que atua no estado.

A visita aconteceu no encerramento da disciplina de Inteligência de Gestão em Segurança Pública, lecionada no Cesp pelo coordenador de Inteligência da PMPB, coronel Tibério Leite. Os oficiais foram recebidos pela própria superintendente da PF na Paraíba, a delegada Christiane Correa Machado, além do delegado Leonardo Paiva, coordenador da FT SUSP/PB, e o agente Leandro Augusto, também integrante da Força-Tarefa (nas fotos abaixo, ao lado dos oficiais da PM). Os policiais federais fizeram uma palestra pra os capitães da PMPB.

“Durante a visita, os capitães conheceram de perto o funcionamento da FT, o processo de integração entre as instituições parceiras, entre órgãos federais e estaduais, e como são as atividades de Inteligência exercidas pelas forças policiais que integram o grupo”, revelou o coronel Tibério, destacando a troca de experiência entre a PM e PF, resultando no fortalecimento da integração entre as instituições.

Capacitação – O Cesp é um curso de especialização em Lato Sensu, que habilita o oficial intermediário aos postos do oficialato superior, e para as funções de comando, direção e chefia da PMPB, capacitando-os para administrar e gerir recursos humanos, financeiros, logísticos, tecnológicos da corporação, fortalecendo a segurança pública.

FT – Nesta semana, as ações da Força-Tarefa composta por policiais federais, rodoviários federais, agentes do SENAPPEN, policiais civis, militares, e penais do estado da Paraíba, com a colaboração do GAECO/MPPB e Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, levaram ao cumprimento de quinze mandados de busca e apreensão, e quatro mandados de prisão preventiva expedidos pela 2ª Vara Criminal da Capital.

A ação aconteceu no âmbito da Operação KERBEROS II (foto abaixo), que investiga um grupo criminoso que atacou um ônibus no bairro do Padre Zé, em João Pessoa, e vitimou fatalmente o motorista do coletivo, deixando outros três passageiros feridos.

Foto: Ascom-PF
Compartilhar