São João 2023: Paraíba zera ocorrências graves em locais de festa e Campina Grande fecha semestre com menor número de crimes contra a vida desde 2010

A Segurança Pública da Paraíba apresentou nesta segunda-feira (3) os resultados da Operação São João em todo o mês de junho. Os dados divulgados durante coletiva de imprensa com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro, e do secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, entre outras autoridades, abrangeram reduções de crimes contra a vida, de crimes patrimoniais e ainda detalhes sobre o emprego de tecnologia de videomonitoramento no período, com destaque para a redução de 6,3% dos casos de assassinatos no Estado durante o mês junino, em relação ao mesmo período do ano passado, e para o fato de nenhum desses crimes ter sido registrado em locais de festa ou em entornos dos eventos juninos.

Com o fechamento do semestre, Campina Grande registrou ainda queda de 33% dos crimes contra a vida, em relação aos mesmos seis meses de 2022. De janeiro a junho, foram registrados 14 Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte na cidade, o menor número em toda a série histórica desde 2010.

Nos crimes patrimoniais, a Segurança Pública reduziu 22% das ocorrências no mês de junho, sendo a queda 46% nos registros em Campina Grande. Também houve menos casos de crimes contra instituições financeiras (-87%) no 1º semestre em Campina Grande, em comparação ao mesmo período de 2022.

Por meio da tecnologia de videomonitoramento e reconhecimento facial realizada pelo Centro Integrado de Comando e Controle, foi possível dar cumprimento a 18 mandados de prisão de pessoas procuradas pela Justiça pelos crimes de homicídio, roubo e tráfico. Todas as prisões foram cumpridas dentro do Parque do Povo. Além disso, 14 veículos roubados ou furtados foram recuperados e devolvidos aos seus proprietários.

CICC-CG (Imagens: arquivo EM/5)

Outro tipo de tecnologia utilizada nos festejos foram as ‘bodycams’ – câmeras corporais acopladas ao fardamento de policiais e que geraram imagens para o CICC, juntamente com imagens aéreas captadas pelos drones da Polícia Militar.

O secretário Jean Nunes frisou a integração entre as forças de Segurança e entre as secretarias de Estado para esses resultados. “Trabalhamos de forma articulada e da mesma forma que estávamos juntos para anunciar e lançar o desafio da Operação São João, no dia 23 de maio, estamos aqui agora apresentando esses resultados que representam o investimento que o Governo do Estado tem feito na segurança dos cidadãos. Os números estão aí, fruto do esforço de nosso efetivo, do uso de tecnologia e da prontidão que tivemos para atender a mais de 700 eventos, em todo o território paraibano. É a capacidade que o Governo, com o governador João Azevêdo, para dar respostas em grandes eventos”, detalhou.

O vice-governador Lucas Ribeiro parabenizou todos os agentes de segurança pública envolvidos nos trabalhos dos festejos. “O que apresentamos aqui foram resultados expressivos e que refletem o compromisso da gestão estadual, por meio dos investimentos em tecnologia e valorização do efetivo, com a segurança da população. Faço um reconhecimento especial à dedicação das nossas forças de segurança, que atuaram em mais de 200 municípios no estado e reforço o nosso compromisso, que é sempre proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para nossa população”, destacou.

Policiamento em Bananeiras (Imagens: arquivo EM/5)

Além do vice-governador e do secretário da Segurança, também estiveram na coletiva o secretário de Saúde, Jhony Bezerra – que apresentou o balanço de atendimentos e ações do programa Coração Paraibano dentro do período junino, além de transportes aeromédicos realizados em parceria com a Segurança Pública, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, o secretário-executivo da Segurança, Lamark Donato, o secretário-executivo de Cultura, Cicinho Lima, o promotor de Campina Grande, Oswaldo Barbosa, além de gestores dos órgãos operativos da pasta – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e superintendência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Coletiva desta segunda-feira (03). (Foto: Secom-PB)

Mais números – De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Segurança e da Defesa Social (Sesds), um total de 796 eventos foi atendido pelas forças de segurança em 209 municípios paraibanos, de 27 de maio até 2 de julho. Somente na cidade de Campina Grande foram 172 eventos juninos, de 1º de junho até 2 de julho, recebendo um público estimado de 2,5 milhões de pessoas no Parque do Povo.

A Polícia Civil registrou 529 procedimentos na Delegacia do Forró, no Parque do Povo. Além disso, 33 mil pessoas foram abordadas pela Polícia Militar nos eventos. O Corpo de Bombeiros Militar atendeu 1.140 pessoas nos eventos juninos, em socorros e prevenções, e o Detran foi responsável pela realização de 1.168 testes de alcoolemia, na Operação Lei Seca, em todo o mês de junho.

Fonte: Secom.