Maio de 2023 tem menor registro de assassinatos em toda a história estatística da Paraíba e redução acumulada do ano é de 21%

No mês de maio deste ano, a segurança pública na Paraíba alcançou um marco na redução de crimes contra a vida. O estado registrou o menor número mensal de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, de toda a série histórica monitorada pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace), desde janeiro de 2010. Até então, o mês com a menor quantidade de CVLI no Estado era o de julho de 2019, com 66 casos. Uma redução significativa de 40% nos casos absolutos foi observada, com 59 ocorrências no período, em comparação as 98 registradas em maio de 2022. Os dados da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) baseiam-se no relatório do Nace.

Os resultados positivos não se restringem apenas ao mês de maio, mas também abrangem os primeiros cinco meses de 2023. Nesse período, uma queda de 21% nos crimes contra a vida foi constatada no território paraibano em relação ao mesmo período do ano anterior. O número de ocorrências reduziu para 376, em contraste com as 475 registradas no mesmo intervalo de tempo em 2022.

De janeiro a maio, merece destaque a significativa redução de 24% no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) contra vítimas do sexo feminino, em relação a maio de 2022, com um total de 25 casos registrados, em contraposição aos 33 ocorridos anteriormente. Além disso, os casos de feminicídios também apresentaram uma redução de 7%.

Secretário de segurança e gestores das Forças de Segurança durante lançamento de operação neste semestre.

Dentre as 24 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), 16 delas apresentam uma notável redução nos índices de crimes contra a vida durante o período de janeiro a maio deste ano. Destacam-se, em especial, a 15ª AISP, que registrou uma queda expressiva de 40 ocorrências em relação ao mesmo período anterior e a cidade de Patos, onde foi registrada uma redução de 30 ocorrências de CVLI.

Também nos cinco primeiros meses do ano, houve redução expressiva de 20% nas ocorrências de Crimes Violentos Patrimoniais (CVP). Adicionalmente, observou-se uma diminuição significativa de 73% nos Crimes Contra Instituições Bancárias, com quatro casos registrados, em comparação aos 15 ocorridos nos cinco primeiros meses de 2022. Destacou-se também uma redução de 5% nos casos de roubos e furtos de veículos e de 20% nos roubos de motocicletas de janeiro a abril. Vale ressaltar que durante esse período foram recuperados e devolvidos aos proprietários um total de 1.438 veículos que haviam sido roubados ou furtados (foto de veículo abaixo recuperado).


“Esses resultados reforçam o compromisso e a efetividade das ações empreendidas pelas forças operativas da Segurança Pública no combate à criminalidade. Nossas ações são pautadas em tecnologia, análise criminal e inteligência policial, além do trabalho incessante dos nossos homens e mulheres, o que permite direcionar nossos esforços de forma estratégica. No intuito de garantir uma segurança ainda mais abrangente, estamos constantemente avançando no uso de tecnologia de videomonitoramento, uma ferramenta eficaz para coibir a prática de crimes. Estamos determinados a manter o ritmo dessa trajetória positiva, buscando sempre a excelência. A segurança pública é uma responsabilidade coletiva e continuaremos unindo esforços para garantir resultados em todo o estado da Paraíba”, afirmou Jean Nunes, secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba.

APREENSÃO DE DROGAS E ARMAS – As forças de segurança da Paraíba têm se empenhado em combater o tráfico de drogas e o porte ilegal de armas. Durante o período de janeiro a maio deste ano, foram retiradas de circulação 1.354 armas de fogo, contribuindo significativamente para a redução da violência armada. Além disso, foram apreendidos mais de 1.270 quilos de drogas, entre crack, cocaína e maconha, entre outros entorpecentes, demonstrando a efetividade das ações de combate ao tráfico e consumo de entorpecentes.


PRISÕES E VIDAS SALVAS – As operações e investigações conduzidas pelas forças de segurança da Paraíba resultaram na prisão de 1.317 indivíduos de interesse estratégico, que incluem pessoas suspeitas de assassinatos, roubos e também com mandados de prisão em aberto. Essas prisões contribuem para desarticular organizações criminosas e promover a segurança da população.

Além disso, as ações das forças de segurança também tiveram impacto positivo na preservação de vidas. Em ocorrências de resgates em acidentes de trânsito, bombeiros militares salvaram 732 pessoas, demonstrando a prontidão e eficiência dos profissionais envolvidos. Também foram registradas 24 intervenções bem-sucedidas em casos de tentativas de homicídio.


TRANSPARÊNCIA DOS DADOS – A Sesds preza pela transparência e acesso à informação. Todos os dados criminais estão disponíveis para consulta pública através do endereço eletrônico https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-seguranca-e-defesa-social/indicadores-criminais. Essa plataforma é atualizada diariamente, proporcionando aos cidadãos acesso qualificado aos números e estatísticas, contribuindo para uma análise mais completa do cenário de segurança pública no estado.

Por meio desse canal, é possível obter informações detalhadas sobre os indicadores criminais, permitindo uma compreensão mais ampla da realidade e auxiliando na tomada de decisões por parte das autoridades e da sociedade como um todo. O compromisso com a transparência e a divulgação de dados atualizados reforça a responsabilidade das instituições em promover a segurança e garantir a proteção dos cidadãos paraibanos.

PARAÍBA É EXEMPLO PARA O BRASIL – A Paraíba está se destacando como um exemplo a ser seguido em todo o país no que diz respeito ao monitoramento e mensuração dos homicídios. A Polícia Civil do estado adotou uma abordagem inovadora que tem despertado o interesse de especialistas em segurança pública. Isso foi evidenciado no relatório mais recente do Instituto Sou da Paz, sediado em São Paulo, que analisa as metodologias empregadas pelas polícias civis em todo o Brasil.

Intitulado “Onde Mora a Impunidade? – Porque o Brasil precisa de um Indicador Nacional de Esclarecimento de Homicídios”, o relatório de 2022 destaca amplamente o estado da Paraíba pelo modo como a Polícia Civil acompanha, mensura e investiga os casos de homicídio. O documento, que abrange informações e estatísticas de todos os estados, dedica três páginas exclusivas para analisar detalhadamente a forma como esse tipo de crime é tratado na Paraíba.

O relatório destaca que o objetivo principal é incentivar o aprimoramento da gestão de informações relacionadas à investigação de homicídios em todas as instituições envolvidas com o tema. Para isso, foi incluído um breve relato sobre a metodologia desenvolvida pela Polícia Civil da Paraíba para o monitoramento e mensuração do esclarecimento de mortes violentas no estado.

“Essa atenção especial dada à Paraíba demonstra o reconhecimento do trabalho realizado pela Polícia Civil do estado na promoção da transparência e efetividade nas investigações de homicídios. O exemplo paraibano pode servir como referência para o estabelecimento de um procedimento padronizado em nível nacional, contribuindo para a melhoria dos índices de esclarecimento de crimes violentos em todo o país. A iniciativa da Polícia Civil da Paraíba em desenvolver uma metodologia própria para monitorar e mensurar os homicídios mostra o compromisso em buscar soluções eficientes para o combate à impunidade e para a promoção da segurança da população. Essa abordagem inovadora é mais um passo rumo à construção de um sistema de justiça criminal mais eficaz e capaz de garantir a responsabilização dos autores de crimes violentos”, explicou o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes.

Fonte: Secom

Compartilhar