Polícia Militar comemora 50 anos da Radiopatrulha da corporação

História, legado e honra. Essas foram apenas algumas palavras que definiram a solenidade alusiva aos 50 anos da Radiopatrulha da Polícia Militar da Paraíba, nesta sexta-feira (24). A ocasião remete ao dia 15 de março de 1973, quando foi iniciado, à época, o novo serviço da PMPB.

A solenidade desta sexta-feira reuniu o alto comando da instituição, policiais da Radiopatrulha da corporação, e os pioneiros do serviço, que receberam homenagens de autoridades civis e militares. A Radiopatrulha é a pronta-resposta da Polícia Militar às mais diversas ocorrências nos 223 municípios da Paraíba. Um marco para segurança pública em 1973 e nas décadas seguintes, o serviço consistia em viaturas com radiocomunicadores, ligados a uma central, agilizando a comunicação e trazendo mais celeridade para o atendimento das ocorrências.

HOMENAGENS: Pioneiros da Radiopatrulha e os atuais integrantes receberam a continência de todo os militares presentes.

“Ao longa das últimas cinco décadas, a sociedade paraibana teve sua segurança garantida por meio do suor e do sangue dos homens e mulheres, verdadeiros heróis, que honraram seu compromisso com o estado, através da Radiopatrulha. Por esse e por vários outros motivos, neste dia tão especial, gostaria de prestar uma homenagem a todos os homens e mulheres policiais que já passaram pelo serviço de radiopatrulhamento, e que contribuíram para a história de sucesso da Radiopatrulha”, declarou o comandante-geral da PM, coronel Sérgio Fonseca, na solenidade do cinquentenário.

“Quero agradecer a todos pelo trabalho incansável, pela dedicação, pelo exemplo de coragem e profissionalismo que todos vocês representam. Que este momento seja de renovação dos votos de compromisso com a segurança pública paraibana, unidos em prol do bem comum. Parabéns a Radiopatrulha e que Deus abençoe a vida de todos”, disse o comandante durante o discurso (na foto abaixo). A solenidade aconteceu na Sala de Concertos do Espaço Cultural, em João Pessoa.

Treinamento – Ainda durante a ocasião, 21 policiais militares da Radiopatrulha que participaram de uma instrução de nivelamento neste último mês receberam as novas pistolas da corporação (foto abaixo). A atividade de capacitação veio fortalecer a atuação dos profissionais nas ruas, qualificando ainda mais o serviço de pronta-resposta da Radiopatrulha. A instrução de nivelamento trouxe atualização dos conhecimentos para atuação em abordagens, armamento e tiro, legislação, radiocomunicação, entre outras. A atividade será expandida a partir da região metropolitana, e alcançará policiais da Radiopatrulha em todo o estado.

A prioridade com a Radiopatrulha no treinamento faz parte do projeto de valorização que está sendo implementado pelo coronel Sérgio.

História – 15 de março de 1973 é a data que marca no nascimento do serviço de radiopatrulha na Polícia Militar da Paraíba. João Pessoa e Campina Grande foram as primeiras cidades a receberem, à época, o mais novo serviço da PM, que consistia em viaturas equipadas com rádios, conectados a uma central, para atendimentos de ocorrência.

O serviço foi inaugurado no estado com 14 guarnições, distribuídas nas duas maiores cidades da paraíba. Em João Pessoa, a inauguração contou com uma solenidade, em frente ao Palácio da Redenção com o governador Ernâni Sátiro e outras autoridades. As viaturas ficavam em locais estratégicos do município, denominados pontos-base. Já em Campina Grande a data foi marcada com um desfile das viaturas no Centro da cidade, e depois os veículos seguiam a mesma dinâmica da capital.

Pioneiros na Radiopatrulha acompanharam a solenidade em local de destaque

Com o passar dos anos e dos investimentos do governo, a Radiopatrulha foi se fortalecendo: novas viaturas, rádios mais modernos, e treinamento mais qualificados para os policiais. Dos tradicionais fuscas da Volkswagen, a frota passou para Veraneios, Chevettes, Opalas, entre outros, levando a Polícia Militar aos mais diversos terrenos, sempre com as orientações e demandas trazidas pelo rádio.

Durante a instalação do serviço de Radiopatrulha, alguns nomes são lembrados, como os do então: capitão Manuel Paulino da Luz, comandante da Companhia de Radiopatrulha da Capital; tenente Ramilton Cordeiro de Morais, comandante do Pelotão da Radiopatrulha em Campina Grande; do coronel Glauber Cabral de Vasconcelos, comandante-geral da PM em 1973, período em que o oficial visitou a central da Radiopatrulha de São Paulo, conhecendo a dinâmica do serviço daquele estado, e trazendo as contribuições para a Paraíba.

Atuais integrantes da Radiopatrulha também foram reconhecidos pelo comandante-geral da PM e homenageados pela instituição
Compartilhar