GEOsAC completa seis anos de fundação e forma mais 16 policiais para atuação especializada de combate a grupos criminosos

Os seis anos de fundação do Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOsAC), da Polícia Militar da Paraíba, foram comemorados com honras militares, homenagens, entregas de comendas, e a formação de mais 16 policiais para operarem em ocorrências de alta complexidade e em combate a grupos criminosos. O aniversário do Grupamento foi comemorado na última quinta-feira (23), na sede da unidade, no município de Pocinhos, no agreste da Paraíba.

A solenidade teve a presença de representantes das Forças de Segurança, Forças Armadas, do alto comando da PMPB, e do comandante-geral da corporação, coronel Sérgio Fonseca. “A existência dessa tropa de fogo e movimento é muito significativa, pois seu efetivo lida com situações extremamente perigosas e complexas, por meio de operações sob condições especiais, em ambiente de Caatinga, para o combate ao narcotráfico, e demais delitos cometidos pelas organizações e associações criminosas. Parabéns a todos os homens e mulheres, comandantes e comandados, que fazem parte desta gloriosa unidade”, exaltou o coronel Sérgio (ao centro na foto abaixo).

Durante a ocasião, policiais militares foram homenageados com láureas e medalhas, e tiveram seus trabalhos no GEOsAC e na segurança pública da Paraíba reconhecidos (foto abaixo). O Grupamento é comandando pelo tenente-coronel Wherick Felício.

Medalha do Mérito Guerreiro da Caatinga, entregue a policiais homenageados pelo coronel Sérgio e pelo Grupamento.

Formação – A solenidade dessa quinta também marcou a conclusão oficial da sexta edição do Curso de Operações de Sobrevivência em Área de Caatinga (Cosac), que formou 16 policiais para atuação especializada de combate a grupos criminosos de ataque à instituições financeiras, em ocorrências no meio rural e urbano. Entre os formados estavam 14 policiais militares e um policial civil da Paraíba, e um policial militar de São Paulo. O Curso teve 396 horas-aulas, dividida em 17 disciplinas.

Parte dos concluintes do 6º Cosac. 1º Tenente Correia foi o 01 do Curso.

História – Além da atuação especializada de combate à organizações criminosas, o GEOsAC, desde sua fundação em 2017, é o responsável pela difusão da doutrina das atividades de operação em área rural nos biomas existentes na Paraíba. O Grupamento formou policiais de diversas corporações do Brasil e também do exterior, além de militares das Forças Armadas e membros da Justiça.

Efetivo diferenciado –  Para fazer parte do GEOsAC, os policiais passam pelo Cosac e são submetidos a uma análise curricular que faz a triagem sobre o perfil exigido para atuar no Grupamento. A tropa possui uniforme diferenciado para operar em terrenos áridos, com camuflagem para não serem percebidos no campo de atuação.

Novas pistolas Glock da PMPB também foram entregues pelo comandante-geral ao Grupamento, fortalecendo as ações de segurança.
Compartilhar