Pela primeira vez, 6ª Companhia Independente de Polícia Militar é comandada por uma mulher

Não é de hoje que a mulher busca conquistar posições que até poucos anos atrás eram somente ocupadas por homens. Fazer parte das fileiras da Polícia Militar é um desses lugares, onde é mais comum a figura masculina. E chegar a um posto de comando na instituição é quase um prêmio. A major Viviane Vieira é uma dessas mulheres que conseguiram quebrar a barreira da masculinidade e, após 17 anos servindo a sociedade como policial militar, este ano foi a primeira mulher a assumir o comando da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Cabedelo. A Companhia atua na área compreendida entre Intermares e Ponta de Campina, além do Renascer, Jacaré, Salinas Ribamar, chegando até o final de Cabedelo.

A major Viviane já fez parte da tropa da 6ª CIPM e agora retornou na condição de comandante. “É uma vitória, uma conquista das mulheres. É o reconhecimento do trabalho feminino na Polícia Militar. É uma nova fase que podemos ver, no qual o governo exalta o poder feminino em cargos de chefia”, comentou.

Sobre este novo desafio, ela ainda acrescentou: “Vou tentar seguir os exemplos que eu tive de alguns comandantes que me ensinaram muito. Vou filtrar o que é bom e comandar para a população, trabalhar para a sociedade. O sentimento de ser a primeira mulher no comando desta Companhia é honroso e vamos seguir os bons exemplos, as boas práticas.”

Atualmente, a rotina da major Viviane passou da área da execução para a gestão. Ela gerencia pessoas e missões, mantém contato com várias forças de segurança da área de Cabedelo como Semob, Guarda Municipal, Desefa Civil e Corpo de Bombeiros. Essa conexão tem como objetivo promover uma maior rede de apoio na questão da segurança.

Major Viviane quando era comandante da Força Tática no 5º Batalhão, zona sul de João Pessoa

A major Viviane começou sua trajetória na Polícia Militar há 17 anos e comentou que este era um desejo que a acompanhou durante sua adolescência. “Tudo começou com um sonho antigo que eu tinha de ser policial militar. Eu adentrei no curso de Formação de Oficiais com apenas 17 anos, foi a realização do meu sonho. Desde então, trilho essa honrosa carreira na instituição com empenho total”, afirmou.

Durante a sua trajetória na Polícia Militar, as ocorrências envolvendo crianças foram as que mais a marcaram. “Houve um fato em 2015, no qual um bebê foi encontrado abandonado na rua, após o parto. Isso me chocou muito. Outro momento foi no 5⁰ Batalhão em que eu atendi uma ocorrência de abandono, onde a criança me relatou a situação pela qual ela passava. Era uma realidade de muito sofrimento e eu resolvi me aproximar da família dela e mantenho contato com a criança até hoje”, falou emocionada.

Ela concluiu ressaltando o papel da Polícia Militar para a sociedade e afirmando que a sociedade pode ter confiança na corporação. “Peço a população que continue acreditando no trabalho da Polícia Militar. O nosso lema é servir da melhor forma possível. Quando virem uma viatura policial, saibam que aqueles profissionais estão ali para defender o povo. Então, confiem na Polícia Militar da Paraíba”, disse.

Fonte: Secom.

Atualizado às 18h15.