INTEGRAÇÃO: Comandante-geral da PMPB recebe oficiais do Curso Superior de Polícia (CSP) da PMPE

O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Sérgio Fonseca, presidiu o encerramento da visita técnica de uma delegação de oficiais superiores da Polícia Militar de Pernambuco à Paraíba. A ocasião, que marcou o Curso Superior de Polícia (CSP) da PM do estado vizinho, aconteceu nessa última sexta-feira (25) na cidade paraibana de Pocinhos, sede do Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOsAC).

A visita à sede do Grupamento (foto acima) encerrou uma série de atividades realizadas por coronéis e tenentes-coronéis da PMPE na Polícia Militar da Paraíba, e em outros órgãos das Forças de Segurança estadual. Durante o encerramento, o coronel Sérgio agradeceu a presença dos oficiais da instituição co-irmã, e pela PMPE ter escolhido a Paraíba para a visita educacional durante o CSP. “Nossos números mostram que temos alcançados nos últimos anos e, provavelmente neste ano que se encerra, a redução de indicadores dos delitos. Isso demonstra que as Forças de Segurança da Paraíba, de forma integrada, seguindo o Programa Paraíba Unida pela Paz, têm dado resultados positivos, e que acabam chamando atenção fora do nosso estado. Hoje tivemos a oportunidade de receber mais uma delegação para conhecer, exatamente, essa experiência exitosa”, disse o comandante-geral.

O subcomandante-geral da PMPE, coronel Aníbal (foto acima), que também acompanhava a delegação, agradeceu a recepção do coronel Sérgio, parabenizou a PMPB pelas metas alcançadas e gestão dos recursos humanos e operacionais da corporação, entre outros. “Passamos por três dias de palestras de alto nível onde conseguimos interagir com oficiais e praças da PMPB, levando conosco várias informações que serão enriquecedoras para implantação na nossa corporação”, disse o coronel. Ainda durante a visita, o subcomandante destacou outras parcerias entre as corporações. “Nossa proximidade territorial tem ajudado para conseguirmos combater a criminalidade violenta letal intencional, crimes contra instituições financeiras, bem como proporcionado a troca de informações entre os setores de Inteligência da PMPE e PMPB, o que vem facilitando muito a operacionalidade das nossas tropas. Só temos a crescer com essa integração com a Polícia Militar da Paraíba.”

PB como referência – Somente neste mês de novembro, a PMPE já é a terceira corporação que visita a Polícia Militar da Paraíba para conhecer a gestão da instituição, ferramentas inovadores utilizadas pela segurança pública na redução dos índices criminais, entre outras metodologias, programas e operações da instituição. Neste ano a Paraíba conquistou o 1º lugar no Nordeste no ranking de competitividade dos estados no segmento da segurança pública, apontado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

A vista dos oficiais da PMPE começou na última quarta-feira (23) no Quartel do Comando-Geral da PMPB (foto acima), na região metropolitana de João Pessoa, passando pelo Centro de Educação da corporação, e na sede do Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOsAC), em Pocinhos (foto abaixo), região de Campina Grande. Os policiais militares pernambucanos também conheceram a Academia de Polícia Civil (Acadepol), na capital, onde assistiram uma palestra sobre o Programa Paraíba Unida pela Paz (na foto abaixo, com o secretário da Segurança e Defesa Social Jean Nunes), e estiveram no novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Campina Grande.

Capacitação – A visita da PMPE acontece no âmbito do Curso Superior de Polícia, que é um dos requisitos para ascensão dos tenentes-coronéis ao posto de coronel. O curso tem 360 horas-aulas de duração. Na Paraíba, as atividades dos policiais pernambucanos foram acompanhadas pelo subcomandante-geral da PMPB, coronel Ronildo, e por oficiais do Estado-Maior Estratégico da corporação paraibana.