Produção acadêmica de policiais militares paraibanos é destaque no Brasil

A produção acadêmica dos policiais militares paraibanos tem se destacado nacionalmente. Neste mês de novembro, mais quatro trabalhos gerados no Centro de Educação da PMPB foram aprovados e serão defendidos em congressos e encontros nacionais e internacionais sobre segurança pública.

Pelo menos três trabalhos acadêmicos de policiais paraibanos foram aprovados na 15ª edição do Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, evento que ocorre nos próximos dias 08 e 12 de novembro, e que reunirá, de modo virtual, diversos pesquisadores na área de segurança pública. Os autores são o tenente-coronel Severino Simão, e os capitães Fábio França e Brianna Palito. Os mesmos trabalhos já haviam sido publicados anteriormente no livro Pesquisas em Segurança Pública, que reuniu vários trabalhos de capitães da PMPB durante o Curso de Especialização em Segurança Pública (Cesp).

Já no 1º Seminário Internacional de Editores e Pesquisadores na Área de Segurança Pública, organizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), será defendido o artigo: “Da ciência à gestão: a produção acadêmica de pós-graduação como modelo híbrido na Polícia Militar da Paraíba”. O trabalho é de autoria do coronel José Ronildo, diretor de Educação da PMPB, e do capitão Fábio França, do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa do CE.

O artigo faz um levantamento da produção e qualidade acadêmica dos trabalhos feitos por capitães, durante o Cesp, em que as atividades foram realizadas de forma híbrida, ou seja, utilizando ferramentas virtuais e à distância, necessário neste período da pandemia. O 1º Seminário Internacional de Editores e Pesquisadores na Área de Segurança Pública deverá acontecer entre os dias 24 e 26 de novembro.

Segundo o coronel Ronildo, as produções tem percorrido o caminho certo no campo acadêmico. “Estamos fomentando o debate acadêmico para nos posicionarmos melhor como instituição em uma sociedade que clama, cada vez mais, por profissionalismo e uma polícia democrática”, disse. “Nesse sentido, temos de reconhecer o esforço e espaço que o comandante-geral da PM, o coronel Euller Chaves tem proporcionado para que o Cesp, cada vez mais, seja visto como um curso em que a qualidade tem sido buscada e aprimorada a cada edição, de modo que muitos capitães, inclusive, já tiveram seus artigos, fruto de TCCs, publicados em revistas nacionais”.

A produção acadêmica dos policiais também tem sido fomentada pelo setor de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro de Educação (Cepe).