Profissionais das Forças de Segurança concluem curso de operador de RPA para fortalecer combate à criminalidade na Paraíba

Modernização institucional e o uso da tecnologia para o fortalecimento da segurança pública. Foram estes os principais resultados do Curso de Operador de RPA (CORPA/2021), que capacitou 17 profissionais das forças de segurança para o uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPA), popularmente conhecidas como drones.

O objetivo do Curso, que encerrou nesta sexta-feira (13), foi capacitar os profissionais para a utilização das aeronaves em missões de segurança pública, como captura de foragidos, prisão de criminosos, resgates e salvamento, e planejamento de operações. O comandante-geral da PMPB, o coronel Euller Chaves, participou do encerramento do curso, que aconteceu no Centro de Educação da corporação. 

“Desde 2015, com o nascimento do Projeto Delta, buscamos construir momentos como estes, de aquisição de equipamentos como os RPAs, formação de multiplicadores, e agora com a capacitação dos senhores e senhoras. E é somando essas competências que qualificamos nossos profissionais para promoveram ainda mais bem-estar social, combater o crime, a corrupção, e salvar mais vidas”, disse o comandante-geral durante a conclusão.

O encerramento do curso contou também com a presença do secretário executivo da Segurança e Defesa Social, coronel Lamark Donato, do Corpo de Bombeiros, representantes da Secretaria da Fazenda, e do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

O CORPA foi realizado pela Coordenadoria de Inteligência da PM (COInt), em parceria com o CE, e teve duas turmas entre os meses de julho e agosto. Entre os 17 alunos do curso estavam policiais militares da Paraíba e do Acre, bombeiros militares, integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do MPPB, e auditores da Secretaria da Fazenda do estado.

Compartilhar