Doutrina da PM paraibana de combate a grupos criminosos é destaque em curso na PM do Ceará

A doutrina da Polícia Militar da Paraíba de combate a grupos criminosos que atacam instituições financeiras foi tema de uma aula-inaugural realizada ontem (09), na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará. A ocasião ocorreu durante a abertura da 8ª Edição do Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar). A aula foi ministrada pelo major da PMPB Wherick Felício, comandante do Grupamento Especializado em Operações em Área de Caatinga (GEOsAC), tropa que foi criada pelo comandante-geral da PM paraibana, o coronel Euller Chaves (foto acima ilustrativa).

O GEOsAC atua em ocorrências de alta complexidade em áreas urbanas e rurais, principalmente no enfrentamento à organizações e associações criminosas responsáveis por ataques a bancos e narcotráfico. Com sede no Agreste paraibano, sua atuação é em todo o Estado. O GEOsAC é responsável também pela difusão da doutrina das atividades de operações em área rural nos biomas existentes na Paraíba. Parte da experiência adquirida pelo GEOsAC foi transmitida aos mais de 70 profissionais de segurança pública do Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão, na abertura do Curso de ontem (foto abaixo da PMCE).

“O tema da nossa palestra foi ‘GEOsAC como ferramenta estratégica da Polícia Militar na gestão para ordem pública’.  Para nós do Grupamento, a integração entre as co-irmãs nordestinas visa a construção de estruturas sólidas de cooperação institucional no combate a grupos criminosos. A apresentação teve o objetivo de descrever a doutrina genuinamente paraibana instituída a partir da criação do GEOsAC, e construída com base em princípios técnicos e com resultados práticos”, disse o major Wherick.

Compartilhar