Centro de Equoterapia da PMPB recebe visita da primeira-dama da Paraíba

Há mais de 12 anos, a Polícia Militar da Paraíba conta com um espaço qualificado, que busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. A grande ‘ferramenta’ utilizada pela PM é o cavalo, na atividade desempenhada no Centro de Equoterapia (CEqPM), em João Pessoa. Foi esse o espaço que foi visitado na manhã desta quinta-feira (15) pela primeira-dama do estado, Ana Maria Lins.

O objetivo da visita foi conhecer o Centro, que vem atendendo pessoas em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, utilizando cavalos e éguas do Regimento de Polícia Montada (RPMont) da PM. A equoterapia tem como um dos focos o de reintegrar pessoas com deficiências físicas e psicológicas à sociedade, uma vez que as atividades são realizadas em um ambiente natural, com estímulos que promovem a sensação de bem-estar.

A primeira-dama do estado foi recepcionada pelo próprio comandante-geral da PM, o coronel Euller Chaves, sua esposa, senhora Cristiane Chaves, o comandante do Regimento, major Gleidstone Cavalcanti, e a equipe do CEqPM. Na ocasião foi repassado um pouco do trabalho desenvolvido pelos profissionais no Centro, e o relato dos pais das crianças que são atendidas pela corporação. Com resultado do encontro, a PM deve apresentar um projeto para uma reestruturação do Centro e a construção de um picadeiro coberto, para que as atividades com pacientes e animais não sejam prejudicadas em dias de chuva.

Primeira-dama (à esquerda da foto), escutou depoimentos de mãe de criança atendida pelo Centro. Cristiane Chaves, esposa do comandante-geral da PM, também acompanhou o momento.

O Centro de Equoterapia da PM funciona no Parque de Exposição Henrique Vieira de Albuquerque Melo, sede do RPMont, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, e atualmente atende 40 pacientes. A equipe do CEqPM é composta por terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, equitadores e seus auxiliares, que são policiais militares.

Compartilhar