Inteligência: Superintendência da Abin visita Comando Geral da PMPB

Reforçar parcerias e estreitar os laços institucionais. Foram estes os principais objetos de uma visita feita pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) à sede do Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba, no fim desta manhã de sexta-feira (09). Na ocasião, os representantes do órgão federal foram recebidos pelo próprio comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves, e pelo coordenador de Inteligência da corporação (COInt), coronel Tibério Leite (foto acima).

“A gestão da segurança pública se faz hoje com Inteligência. Por isso, são visitas e momentos como esses que fortalecem a atuação de ambas as instituições na Paraíba, para prevenir a criminalidade e manter a ordem pública”, disse o coronel Euller. Na ocasião, o comandante destacou aos representantes da Abin, o trabalho que a PM vem desenvolvendo com a atuação qualificada e destacada da Coordenadoria de Inteligência, que têm sido responsável direta pela captura do foragidos, desarticulação de esquemas criminosos de tráfico de drogas, entre outras ações de relevância na segurança pública em toda a Paraíba.

A visita da Abin desta sexta foi realizada pelo superintendente do órgão na Paraíba, Bruno Caldas (na foto acima, ao lado do cel. Tibério). A Agência é um órgão do Poder Executivo Federal, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável por fornecer análises estratégicas e produzir conhecimento nas áreas de segurança de Estado e de sociedade, defesa externa, relações exteriores, segurança interna, entre outas, para a tomada de decisão da Presidência da República. A Abin é o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin).

Já a COInt da PMPB atua no Subsistema de Inteligência de Segurança Pública, com a missão de subsidiar Batalhões, Companhias, unidades especializadas e demais órgãos de segurança pública, com informações para o processo de tomada de decisão.

Compartilhar