Operação ENEM garante a segurança em mais uma edição da aplicação das provas na Paraíba

A Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (SEDS) da Paraíba, por meio dos seus órgãos operativos, garantiu a segurança da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, que aconteceu nesses últimos dois domingos – dias 17 e 24. A operação contou com um forte esquema de policiamento, que envolveu 2.100 policiais militares, 340 viaturas, drones e o Grupamento Tático Aéreo da SEDS. Nenhuma ocorrência foi registrada na realização do exame, na Paraíba.

Para que a aplicação do ENEM 2020 ocorresse de forma tranquila, os policiais militares fizeram a escolta de todos os carros que levaram os cadernos de questões e folhas de respostas até os locais de realização de provas, na ida e na volta.

A área externa de todos os pontos de aplicação do exame contou com a presença de policiamento fixo ou móvel, inclusive com uma atenção especial para as áreas adjacentes, evitando assim ocorrências de roubos ou furtos. Nas rondas, foi observado se haveria algum barulho que chegasse a incomodar a concentração dos candidatos e quando isso era constatado, a PM fazia a rápida intervenção.
Mesmo com todo o esquema de segurança para o Exame Nacional do Ensino Médio, o policiamento dos bairros não foi alterado e as outras operações continuaram sendo realizadas.

Trabalho integrado – A Operação foi desenvolvida de forma integrada entre vários órgãos envolvidos no ENEM 2020, cujos integrantes acompanharam, em tempo real, todo o andamento dos trabalhos, através de três Centros de Comando e Controle, instalados em João Pessoa (Quartel do Comando Geral), Campina Grande (Comando de Policiamento Regional I) e Patos (Comando de Policiamento Regional II).