Polícia Militar participa de Operação Flare para desarticular célula de liderança de grupo criminoso do RN

A Polícia Militar da Paraíba integrou a Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado, coordenada pela Polícia Federal, que foi às ruas nesta quinta-feira (14) para combater uma célula de grupo criminoso com atuação no Rio Grande do Norte. Aqui no Estado, a Operação Flare foi realizada na Zona Sul da Capital e contou com a presença de policiais militares do 5º Batalhão da PM.

Participaram da Operação também Policiais Federais, Policiais Civis, e Agentes Penitenciários Federais, atuando em colaboração com a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SEOPI/MJSP), e em ação consorciada com os Grupos Táticos Operacionais de Pau dos Ferros, Patu e Alexandria e com a Delegacia da Polícia Civil de Pau dos Ferros/RN.

Foram mais de 50 policiais atuando, para cumprirem 4 mandados de prisão preventiva e 9 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Natal/RN, Pau dos Ferros/RN e em João Pessoa/PB. Os mandados judiciais foram expedidos pela 8ª Vara Federal em Mossoró/RN.

Crimes desarticulados – As investigações revelaram que tais indivíduos, além de possuírem estreito envolvimento em ações criminosas, sobretudo aquelas cometidas com a utilização de armas de fogo, planejavam ataques a servidores públicos federais no Estado, sendo apurado, também, que os investigados aprovaram a execução de diversos homicídios no Rio Grande do Norte, alguns com requinte de crueldade, além de terem atuado fortemente no tráfico de drogas, roubos, tráfico e comércio clandestino de arma de fogo, sempre buscando a expansão territorial das áreas de dominância de um grupo criminoso em diversas localidades do Rio Grande do Norte.

Todos os presos possuem antecedentes criminais, alguns deles, inclusive, encontravam-se foragidos da Justiça, enquanto um outro era monitorado por tornozeleira eletrônica.

A Polícia Federal detalhou ainda que, no ano de 2019, a mesma cooperativa criminosa intencionou promover ataques dentro do sistema prisional potiguar, incentivando a violência contra integrantes de grupos rivais e estimulando o confronto com forças policiais do Rio Grande do Norte, fato objeto de investigação da Operação Extração, deflagrada em setembro daquele ano, pela Força-Tarefa coordenada pela PF.

Em virtude dessa articulação, cinco membros da cúpula da organização criminosa foram transferidos para o Sistema Penal Federal em março de 2020.