Policiais militares passam por testes rápidos de COVID-19 com atendimento exclusivo no hospital da instituição

Os policiais militares da Paraíba vão passar por testes rápido de Covid-19, assim que apresentarem qualquer sintoma da doença. O serviço passou a ser oferecido nesta segunda-feira (20) e conta com atendimento exclusivo no Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER), com apoio de uma ambulância (foto abaixo) da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DSAS) para a realização das coletas.

O material colhido passa pelo laboratório do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER), que faz todos os testes e apresenta os resultados ainda no mesmo dia. As testagens contemplam também integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e da Polícia Civil. Os exames são aplicados por agendamento e são feitos apenas nos profissionais que realmente apresenta sintomas. Eles são encaminhados pelo setor competente de cada corporação, obedecendo o prazo ideal de dez dias após o aparecimento do primeiro sintoma.

O presidente Comissão de Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus no âmbito da Polícia Militar, coronel José Ronildo, disse que sendo testado positivo, o policial será colocado em quarentena e receberá a assistência necessária. “Há uma preocupação do comandante-geral, coronel Euller Chaves, com a saúde de nossos profissionais, que estão bastante expostos ao vírus por causa do serviço essencial de segurança pública que desempenhamos. Já foram disponibilizadas mais de 26 mil máscaras de proteção e quase 3,4 mil litros de álcool para a prevenção dos policiais e agora iniciamos os testes rápidos, aqui no Edson Ramalho e em outros 16 locais de atendimento prioritário. Sendo constatado qualquer teste positivo, o profissional será imediatamente colocado em quarentena e assistido pelas equipes do quadro de saúde da PM”, explicou.

A testagem rápida para o COVID-19 dos profissionais de segurança pública da Paraíba é feita três vezes por semana, no Hospital Edson Ramalho, em uma área reservada na lateral da unidade. A estrutura foi planejada e montada para evitar qualquer tipo de aglomeração ou contato de pessoas saudáveis com possíveis contaminados.

Vacinação contra a influenza – Os policiais militares continuam recebendo doses da vacina contra a influenza, que, apesar de não prevenir contra a COVID-19, evita três tipos de vírus da gripe: a Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Compartilhar