SETEMBRO AMARELO: Polícia Militar conscientiza efetivo sobre a importância de se tratar os temas suicídio e saúde mental

Durante todo o mês de setembro, o Espaço Viver Bem (EVB) estará oferecendo palestras de conscientização sobre o suicídio, sua necessidade de prevenção e a valorização da vida. A temática, que faz parte da programação do Setembro Amarelo, campanha criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, vem sido trazida para a corporação por profissionais especializados.

A previsão é que até o final deste mês todas as unidades militares da Polícia Militar da Paraíba recebam a visita e as orientações dos psicólogos. Além disso, estão sendo tratados assuntos que estimulam os policiais a desenvolverem estratégias de enfrentamento ao estresse como ferramenta da manutenção da qualidade da saúde mental.

Nesse contexto, também estão sendo divulgadas informações sobre o funcionamento do Espaço Viver Bem.

O ESPAÇO VIVER BEM

O meio ambiente, no que diz respeito a tudo que rodeia o indivíduo, está intimamente ligado à qualidade de vida. Logo, a preservação de um clima saudável é fator importante para o bem-estar comum. Nesse contexto, a PMPB implantou uma unidade voltada especialmente para a promoção da saúde do policial militar e seus familiares: o Espaço Viver Bem (EVB). O qual possui sedes nas duas maiores cidades do estado: João Pessoa e Campina Grande.

Inaugurado em 2016, o EVB visa promover a psicoeducação, assistência social e atendimento biopsicossocial, através do agrupamento de uma equipe multiprofissional, a qual faz parte: psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, psicopedagogos, fonoaudiólogos e nutricionistas. Ressalta-se que o espaço representa a conjugação de papéis importantes no cuidado preventivo das pessoas que compõem a corporação, direta (militar) ou indiretamente (dependentes).

Compartilhar