Polícia Militar inicia mais um Curso de Especialização em Segurança Pública

O Curso de Especialização em Segurança Pública (CESP) teve os seus trabalhos iniciados com uma palestra do secretrário-executivo da Segurança e Defesa Social, coronel Lamarck Victor Donato, durante aula inaugural realizada nesta última segunda-feira (16), no Centro de Educação da PMPB. O CESP especializa os capitães para atuarem no planejamento e desenvolvimento do trabalho de gestão da segurança pública e faz parte do programa de pós-graduação da Polícia Militar da Paraíba.

O CESP tem como público alvo profissionais da Segurança Pública e defesa social do Estado da Paraíba, além de integrantes de outras instituições, conveniadas com a PMPB. O postulante ao curso deve ser graduado em Curso Superior ou equivalente, devidamente reconhecido pelo sistema de ensino federal ou estadual, e sendo militar das Forças Armadas deverá ser no mínimo Oficial Intermediário, bem como, sendo Policial Militar ou Bombeiro Militar, deverá ser Oficial Intermediário, graduado no Curso de Formação de Oficiais (CFO).

A duração mínima do CESP é de 7 (sete) meses e sua duração máxima de 10 (dez) meses, incluindo-se neste período a fase presencial, elaboração, avaliação e entrega da versão final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); conforme calendário estabelecido pela Coordenação Pedagógica.

LANÇAMENTO DE OBRA ACADÊMICA

Na ocasião, o CEPE, Centro de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro de Educação da PMPB, lançou mais uma obra que divulga o conhecimento científico construído pelos alunos policiais. “A Polícia Militar na Paraíba: da história de criação aos dilemas policias” é uma coletânea de 10 artigos, organizada pelo capitão Fábio França e pelo coronel José Ronildo, o qual aborda temas que vão do processo histórico de surgimento da PM na Paraíba, passa pelo processo de formação PM e discute alguns dos dilemas profissionais que envolvem a instituição.

Assim, o livro conta com a participação de oficiais e praças que realizaram mestrado e/ou doutorado acadêmico em Universidades Federais do estado. O que deve ser visto como motivo de orgulho e o que prova como a corporação tem avançado com um corpo de policiais que têm se qualificado nos estudos sobre Polícia e Segurança Pública ao buscarem programas de Pós-Graduação. O resultado é revertido em conhecimento e análise para melhorar a instituição.

Imagens: @papamike.83