SOLENIDADE CORONEL ELÍSIO SOBREIRA: Governo participa da solenidade alusiva ao dia do patrono da Polícia Militar

O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (20), da solenidade alusiva ao dia do patrono da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Elísio Sobreira, realizada no Espaço Cultural, em João Pessoa. Na ocasião, mais de 40 militares e autoridades civis foram condecorados com a mais alta comenda da corporação, a Medalha do Mérito Coronel PM Elísio Sobreira. Ainda houve a entrega dos espadins aos novos cadetes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, que marca a entrada dos jovens no Curso de Formação de Oficiais (CFO). 38 cadetes da PM receberam o Espadim Tiradentes e 14 do Corpo de Bombeiros receberam o Espadim Dom Pedro II.

Primeiro colocado do CFO-PM recebeu espadim das mãos do governador João Azevêdo (Foto: Wagner Varela)

Durante o evento, a Banda de Música da PM e um coral formado por alunos do Colégio da Polícia Militar fizeram uma homenagem ao centenário de Jackson do Pandeiro, tocando grandes sucessos do artista paraibano.

Na oportunidade, o governador João Azevêdo recebeu a Faixa e o Bastão de Comando coronel Elísio Sobreira (foto abaixo) e parabenizou a corporação. “É uma honra, na condição de governador, poder receber essa Faixa e o Bastão de Comando e celebrar essa data tão importante junto com a corporação. É um momento relevante para a Polícia Militar, para os homenageados, para os cadetes, ou seja, é mais um momento de renovação das forças de segurança da Paraíba”, frisou.

Foto: Wagner Varela

O chefe do Executivo Estadual ainda comentou que o Governo do Estado tem feito um esforço muito grande para melhorar cada vez mais o trabalho das forças de segurança. “É um papel muito difícil, mas tenho certeza que palavras como compromisso, honestidade e esforço estão fazendo parte de todos que fazem parte da segurança. O Governo do Estado tem o compromisso de fazer aquilo que for necessário para que continuemos a ter na Paraíba respostas positivas a serem dadas a população”, garantiu João Azevêdo.

“É uma satisfação estar presente nesta solenidade do patrono da PM e que condecora autoridades que ajudam a Polícia Militar no exercício de suas diversas funções, contribuindo para o sucesso das ações. A Polícia Militar e as forças de segurança vem alcançando resultados positivos durante todo este ano, fruto de muito trabalho e dedicação”, observou o secretário executivo de Segurança e Defesa Social, Lamark Victor Donato.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, também aproveitou a data para ressaltar a função da corporação diante da sociedade, enaltecendo a missão dos policiais militares (foto abaixo). “São heróis anônimos que estão nas ruas cotidianamente combatendo a criminalidade. A Polícia Militar da Paraíba vem atuando com extrema responsabilidade nas ações, procurando sempre aprimorar o trabalho desempenhado e, dessa forma, prestar um serviço ainda melhor para a população. Também deixo os parabéns para os que receberam a comenda do Patrono da Polícia Militar, medalhas Cruz de Sangue e os cadetes que receberam os Espadins durante esta solenidade”, disse.

Foto: Wagner Varela

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Araújo, os novos cadetes estão iniciando uma carreira numa instituição honrada e com a credibilidade da população. “É uma grande missão. O Corpo de Bombeiros está renovado, com boas condições estruturais, equipamentos modernos e tem o reconhecimento da sociedade. Isso é importante para incentivar o trabalho dos profissionais que muito tem feito pela sociedade paraibana”, observou.

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Márcio Murilo da Cunha Ramos foi um dos agraciados e agradeceu a homenagem. “É um momento de alegria e vejo como um tributo ao Poder Judiciário, a harmonia que tem o judiciário e a Polícia Militar como instituições irmãs e colaborativas”, falou.

“É com muita emoção que recebo esta medalha, que não é um reconhecimento somente meu, mas de toda a equipe da nossa secretaria. Construímos  junto com a Polícia Militar um trabalho importante na proteção da mulher, LGBT, população negra, enfim, temos uma ação conjunta bastante importante”, afirmou a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.

O patrono – Elísio Augusto de Araújo Sobreira nasceu no dia 20 de agosto de 1878, na cidade de Esperança, na Paraíba. Aos 29 anos de idade, ele começou sua trajetória na Polícia Militar no posto de alferes. As lutas empreendidas contra os grupos de cangaceiros, a coragem física e o senso de justiça dele garantiram o êxito das ações da corporação na época, que tiveram grande reconhecimento da população sertaneja. Elísio Augusto, ao longo de sua trajetória, foi comandante-geral da Polícia Militar e mesmo após ser reformado, ainda foi convocado para o serviço ativo. Ele faleceu aos 64 anos de idade e dedicou mais da metade da vida (35 anos) à Polícia Militar. Coronel Elísio Sobreira foi escolhido como patrono em 1957 e desde 1993, ano em que foi criada a medalha (foto abaixo) que carrega o seu nome, a Polícia Militar da Paraíba reserva o dia 20 de agosto para comemorar o dia de seu patrono.

Foto Wagner Varela
Compartilhar