Comandante-geral da PM realiza solenidade de encerramento do VIII Curso de Ações Táticas Especiais

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller de Assis Chaves, inovou com a solenidade de encerramento do VIII Curso de Ações Táticas Especiais (Cate 2019.1), que aconteceu em ambiente externo aos quartéis, em praça pública, na tarde da última quinta-feira (08) em João Pessoa. Na ocasião, os 15 policiais militares formados pelo curso foram apresentados à sociedade, compondo o Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate), que faz parte do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). (Foto acima: Wagner Varela)

Na oportunidade, os novos cateanos – como são chamados aqueles que concluíram o Cate – realizaram a entrada com o blindado Ulysses, formando um alto guardado – formação no terreno que dá proteção ao grupo -, e se incorporaram a dois outros cateanos que desceram de rapel do helicóptero Acauã. Todos os momentos foram acompanhados atentamente por familiares, amigos e a comunidade local, que passou a conhecer um pouco mais a ‘tropa de elite’ da Polícia Militar da Paraíba.

Foto: Wagner Varela

Ainda na solenidade e como parte ritualística das ações especiais, os novos cateanos receberam o “gorro comandos”, cobertura da cabeça adotada pelos diversos segmentos das operações especiais nas polícias militares no Brasil, e que são análogos aos das Forças Armadas. O profissionalismo e dedicação dos concluintes do curso foram elogiados pelo comandante-geral da PM. “Não é apenas um ato de formatura, mas é a história que se consolida aqui e agora, pelo trabalho, pelo profissionalismo, pela renúncia, pelo oferecimento da própria vida em detrimento de pessoas que eles não conhecem”, declarou o coronel Euller.

A solenidade também foi acompanhada pelo secretário da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, que, junto com o coronel Euller, com o subcomandante-geral da PM, coronel Almeida Rosas, com o secretário executivo da Casa Militar, o tenente-coronel Anderson Pessoa, e outros personalidades que contribuíram com a PM, foram homenageados pelo Gate.

Foto: Wagner Varela

A solenidade aconteceu no Parque Linear Parahyba II, no bairro do Bessa, em João Pessoa, de onde foi deflagrada a 34ª edição da Operação Impacto.

Educação e prevenção – Ainda na ocasião, a população teve acesso a exposição dos animais taxidermizados e de educação ambiental, do Batalhão de Polícia Ambiental, além da animada presença do Leão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), trazendo uma mensagem de prevenção para meninos e meninas.

Compartilhar