Paraíba participa do lançamento da Diretriz Nacional de Polícia Comunitária em Brasília

A filosofia de Polícia Solidária, implementada desde 2011 na Paraíba, deve ser fortalecida ainda mais nos próximos meses com a criação do Sistema Nacional de Polícia Comunitária, prevista na Diretriz Nacional de Polícia Comunitária, lançada nessa sexta-feira (12) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília.

A Polícia Militar da Paraíba, que participou ativamente da elaboração da diretriz, esteve presente no lançamento, através do tenente-coronel Ysmar Mota, que foi Coordenador de Integração Comunitária e Direitos Humanos – EM/1 da PMPB.

A diretriz é resultado da parceria entre Brasil e Japão, que assinaram um acordo de cooperação técnica em 2014, medida que já possibilitou a capacitação de 67 policiais brasileiros como gestores de polícia comunitária, no Japão, entre eles, a capitã da PMPB Dayana Cruz Pereira.

Com a publicação da diretriz, a disseminação da filosofia de polícia comunitária nas polícias brasileiras deve ganhar mais subsídios para o aperfeiçoamento, com o suporte da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Atualmente, a Paraíba tem 27 Unidades de Polícia Solidária, responsáveis por trabalhar com mais efetividade a filosofia de polícia comunitária.

Compartilhar