Governo cria Batalhão de Policiamento com Motocicletas

O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira(8), o decreto de criação do Batalhão Especializado de Policiamento com Motocicletas(BEPMotos) e entregou 50 rádios comunicadores especiais para uso do Corpo de Bombeiros Militar, somando investimentos superiores a R$ 9,1 milhões na área da Segurança Pública.  As ações ocorreram durante visita à ‘I Expo Segurança Pública’, realizada no Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa.

Prestigiaram a solenidade a vice-governadora Lígia Feliciano; o deputado federal Damião Feliciano; os deputados estaduais Adriano Galdino (presidente da Assembleia Legislativa), João Gonçalves e Branco Mendes; além de auxiliares do Governo do Estado.

Na oportunidade, João Azevêdo destacou que as ações voltadas para a Segurança Pública  atestam o compromisso do Governo com a área. “Esse trabalho tem refletido na redução de 24% no número de homicídios no primeiro trimestre deste ano e é o resultado de muito esforço de homens e mulheres que compõem as forças de Segurança e dos investimentos que não param por aqui”, avaliou.

O gestor também ressaltou que a Paraíba é o único Estado do Brasil a possuir os equipamentos de rádios comunicadores entregues nesta segunda-feira ao Corpo de Bombeiros e evidenciou que a criação do BEPMotos irá agilizar o trabalho da Polícia Militar. “Serão mais de 200 motos nessa primeira etapa. Nós estamos dando mobilidade ao policial para que ele possa agir de forma rápida. O Governo do Estado tem feito um esforço para dotar o sistema de segurança do que há de melhor em termos de equipamentos e de veículos, com a renovação da frota”, explicou.

O secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes,afirmou que o Governo do Estado tem intensificado os investimentos na área da Segurança. “O Batalhão já está estruturado com as motocicletas, representando um grande investimento no segmento”, pontuou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, disse que cerca de 300 policiais já estão sendo capacitados para atuar no BEPMotos, que deverá entrar em funcionamento em até dois meses. “Nós vamos preparar a estrutura básica da Capital, que irá funcionar na Avenida Epitácio Pessoa, na antiga 3ª Delegacia Distrital, e daremos ali o pontapé inicial do Batalhão Especializado de Policiamento com Motocicletas. A partir daí, com a consolidação dos recursos humanos, logísticos e tecnológicos, nós vamos implementá-los nas regiões de Campina Grande e Patos de forma gradual, com responsabilidade e eficiência”, comentou.

O BPEMotos contará com motos novas e potentes, de pelo menos três tipos diferentes: a BMW GS de 800 cilindradas – para o combate à criminalidade ; a Honda XRE 300 –  para o policiamento nos corredores urbanos; e a Harley-Davidson – que será  usada pelos batedores em todos os tipos de escoltas. Além disso, os policiais que farão parte do BPEMotos receberão modernos equipamentos de proteção individual,a exemplo de capacetes articulados, cotoveleiras, joelheiras, botas e luvas. Já os rádios comunicadores especiais para uso do Corpo de Bombeiros Militar são projetados para funcionar nos ambientes mais difíceis e de risco, tanto no frio e na umidade, com poeira e no calor.

‘I Expo Segurança Pública’– É uma exposição coordenada pela Secretariada Segurança e da Defesa Social, com ações desenvolvidas pelas Polícias Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Departamento de Trânsito(Detran/PB), que contribuíram para os resultados positivos de prevenção e enfrentamento da violência nos primeiros cem dias da atual gestão. O evento,iniciado às 8h, seguiu até as 16h, com uma agenda que incluiu mostra do trabalho com cães desenvolvido por policiais militares e bombeiros militares,apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, ações para elucidação de crimes, além de reprodução simulada de resgate e salvamento em altura, entre outras apresentações.

Na oportunidade, o governador João Azevêdo visitou todos os estandes montados no local e disse que o evento representa a capacidade da Paraíba de unir todas as forças de segurança. “Aqui estão presentes todos os órgãos envolvidos com a Segurança,demonstrando que não há apenas ações preventivas e repressivas, mas sociais e a Paraíba avança e continua avançando nesse segmento; essa Feira também será feita em outros municípios para que a população entenda e conheça a relação entre a sociedade e a polícia que tem a missão de proteger o cidadão”,sustentou.

O delegado geral da Polícia Civil, Isaías Gualberto, reforçou a importância da população ter acesso aos trabalhos desenvolvidos pelos policiais. “Essa exposição aproxima os órgãos operativos com a população. No caso da Polícia Civil, alguns casos de repercussão que foram elucidados estão sendo expostos, além dos trabalhos do IPC e de equipamentos novos, como o simulador de tiros virtual, um dos mais modernos e que poucas Polícias do Brasil dispõem e não deixam a desejar a nenhuma Polícia do mundo”, argumentou.