Primeiro dia de ‘Operação Enem’ sem ocorrências graves

Cerca de 150 mil candidatos que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Paraíba contaram com um esquema especial de segurança realizado pela Polícia Militar. Durante todo o final de semana (3 e 4), policiais empregados na Operação Enem estavam envolvidos no policiamento dos locais de prova, rotas de transporte das avaliações e retorno das folhas de resposta. Nenhuma ocorrência grave foi registrada no período relacionado à Operação.

Ao todo, a Operação Enem emprega 1500 policiais que trabalham nas escoltas dos malotes das provas, na prevenção de crimes patrimoniais e contra a vida, além da manutenção da ordem pública nos 364 locais de avaliação e nas regiões adjacentes. As ações se concentram nos 51 municípios onde as avaliações são realizadas. No período, a PM atua de forma integrada com diversos órgãos, incluindo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Correios, Polícias Federal e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, entre outros.

“Além da tranquilidade geral nos diversos locais de prova no tocante à segurança pública, a Paraíba foi o primeiro estado do Nordeste a recolher e entregar, com segurança, as folhas respostas das avaliações, aos centros de distribuição das provas”, disse o coronel Montgomery Silva, coordenador da Operação. “Tudo isso se deve ao trabalho integrado das instituições, incluindo a Polícia Militar, que vem atuando com eficácia nesses últimos anos da Operação”, concluiu.

A ‘Operação Enem’ foi acompanhada, em tempo real, a partir dos Centros de Comando e Controle instalados pela PM nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos. O objetivo foi fortalecer a ação conjunta dos órgãos e trazer a solução de eventuais demandas que pudessem surgir no período. A Operação encerra no próximo domingo (11), no segundo dia de aplicação do exame.

Centros de Comando e Controle em João Pessoa