Desfile cívico de 7 de Setembro atrai multidão em João Pessoa

Movidas por um sentimento de patriotismo, cerca de 14 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, saíram às ruas na manhã desta sexta-feira (7) para assistir ao desfile cívico em homenagem à Independência do Brasil. O evento, que ocorre tradicionalmente na Avenida Duarte da Silveira, no bairro de Torre, em João Pessoa, mobilizou instituições públicas e privadas.

Ao som de bandas marciais e palavras de ordem, as tropas das Forças Armadas foram as primeiras a passar pela avenida.  Fardados e portando armamentos de longo alcance e alto poder de destruição, os militares levaram para a Duarte da Silveira tanques blindados, equipamentos de segurança e outros veículos menores usados em ações de combate. As equipes de soldados e oficiais jovens desfilaram junto com grupos de ex-combatentes das Forças Armadas, o que despertou aplausos do público.

Após o desfile das tropas federais, entraram na avenida as outras forças de segurança pública, que levaram para a rua diversos animais, veículos, armamentos e maquinários para apresentar modalidades de equipes e de serviços oferecidos corporação.  Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil da Paraíba e Guarda Municipal de João Pessoa chamaram a atenção das pessoas no local e ainda mostraram seus projetos sociais.

Os bombeiros desfilaram com uma fita preta nos uniformes, simbolizando luto pela morte do sargento Josélio de Souza, assassinado no último dia 30. A Polícia Civil foi representada por equipes de várias delegacias especializadas e pelo Grupo de Operações Especiais (GOE).

O desfile ainda teve a participação de alunos e funcionários de instituições públicas e privadas que funcionam em João Pessoa.  Para o comandante do 1º Grupamento de Engenharia de João Pessoa, general Marcelo Guidon, o  7 de setembro é mais que uma data especial, mas um momento de celebração cívica.  “Esta é a maior festa cívica do país. Estamos há quase 200 anos na comemoração pela independência brasileira. Esta é a razão pela qual a sociedade pessoense se fez presente aqui neste evento. Este sentimento de patriotismo é muito forte no povo brasileiro“, afirmou.

PMPB – Policiais militares trouxeram diversas modalidades e processos de policiamento para a avenida, em 21 pelotões, e quase 100 viaturas, que abrilhantaram a solenidade cívica-militar. A apresentação da tropa aconteceu pouco depois das 6h, ao lado do Quartel do Comando Geral da corporação, momento em que o Pavilhão Nacional foi incorporado e o Hino Nacional Brasileiro foi cantado pelo efetivo. O comandante-geral da PM, o coronel Euller Chaves, ressaltou que a data serve para a sociedade fortalecer os valores pátrios, e de amor ao país. A PMPB foi a terceira instituição à desfilar, vinda após a Marinha e o Exército Brasileiro.

 

Compartilhar