Integrantes do CIOP participam de evento sobre segurança digital

Quatro policiais militares integrantes do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) do Centro Integrado de Operações Policiais em Campina Grande participaram da I Conferência Internacional em Segurança Digital, que aconteceu no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). O objetivo foi aprender mais sobre tecnologias e estratégias avançadas de Segurança da informação e proteção de dados, a fim de garantir a integridade física e lógica dos dados que chegam aos órgãos operativos de Segurança Pública por meio do número 190.

Durante o evento, que começou dia 9 deste mês, ministraram palestras especialistas do Brasil e da Noruega, que discutiram temas como criminalidade cibernética, tecnologias e estratégias de preservação da integridade de sistemas informáticos, hacking, privacidade e segurança digital, entre outros. Para o capitão Alessandro Andrade, coordenador do NTIC, as pessoas estão abrindo as portas para o mundo virtual e vivenciado as facilidades (e os riscos) deste tempo. “As discussões apresentadas no evento ilustram a magnitude dos atuais desafios para a proteção do objetivo fundamental republicano de construção de uma sociedade livre, justa e solidária, com a preservação e maximização da cidadania e dos direitos fundamentais. Sinaliza-se, neste ponto, para a formulação de uma cultura de segurança digital a ser empreendida nos termos de uma responsabilidade social compartilhada”, frisou.

Os policiais ainda destacaram a presença delegado de Polícia Federal, Fabiano Emídio, e ainda do estrategista em Tecnologia da Informação, Tore Foss, que discorreram sobre repressão a crimes financeiros, lavagem de dinheiro, crimes cibernéticos, aspectos jurídicos internacionais da deep web e também acerca da revolução digital em curso, demarcando historicamente cada fase, e enumerando riscos e responsabilidades da nossa geração.

Além do capitão, participaram do evento o soldado Jimmy Felipe, o cabo José Neves e o cabo Ebert Pereira.

Compartilhar