Polícia Militar encerra curso de especialização em segurança pública e lança revista científica.

Formandos
Na tarde a última quinta-feira (24) foi realizada no Centro de Educação a solenidade de encerramento do Curso de Especialização Lato Sensu em Segurança Pública – CESP/2016.

O curso que capacitou 31 capitães das polícias militar da Paraíba, Sergipe e Acre e ainda do Corpo de Bombeiros da Paraíba, teve uma carga horária de 430 horas aulas, onde foram ministradas 14 disciplinas, como por exemplo, Geoprocessamento e Análise Criminal e Políticas de Segurança Pública no Brasil.

Estiveram presentes na solenidade o secretário da segurança e defesa social, Cláudio Coelho Lima, o comandante geral da PMPB, coronel Euller Chaves, além de outros policiais e parentes dos formandos.

O diretor de educação, coronel José Ronildo, que também prestigiou o evento informou que o objetivo do CESP é proporcionar preparação teórico-metodológica a profissionais da segurança pública. “Esta capacitação é voltada para a atuação, de forma integrada e articulada, no planejamento e desenvolvimento do trabalho de gestão,

com base nos respectivos planos e diretrizes nacional e estadual para a segurança pública”, disse o oficial.
Para ingressar no curso os capitães se submeteram a um processo de seleção que contou com seis etapas, das quais as três últimas consistiam na apresentação e defesa de uma anteprojeto de pesquisa, prova dissertativa e análise de títulos.

Durante seu discurso no evento, o secretário de segurança, Claudio Lima, ressaltou a importância de se capacitar os gestores da área para gerir e lidar com os atuais desafios da segurança pública no estado. O comandante geral, coronel Euller Chaves, ao fazer uso da palavra, também frisou a importância deste processo. “A capacitação e qualificação permite ao profissional discernimento e consciência quando de suas ações, permitindo a antecipação a fatos indesejáveis, tornando as instituições de segurança pública cada vez mais fortes e pautadas no profissionalismo”, disse Euller.

REVISTA CIENTÍFICA – Ainda durante a solenidade foi lançada a primeira revista científica da Polícia Militar da Paraíba intitulada “Segurança Pública em Revista”. O editor da revista, capitão Fábio França, que é doutor em sociologia pela Universidade Federal da Paraíba, informou que a revista trata-se de um periódico acadêmico semestral publicado pelo Programa de Pós-graduação e Pesquisa do Centro de Educação da PMPB. “ O objetivo é a divulgação de artigos científicos, ensaios, resenhas no campo da segurança pública em diálogo com diversos ramos do conhecimento de forma interdisciplinar”, disse Fábio.