Batalhão de Polícia Ambiental da Paraíba recebe reconhecimento internacional

As ações do Batalhão de Polícia Ambiental tem colaborado para a conservação e proteção do ecossistema. (Foto: SD PM Varela)
Colaborador fiel das ações de fiscalização da Superintendência do Meio Ambiente (Sudema), o Batalhão da Polícia Militar Ambiental recebeu um reconhecimento do Instituto de Geografia da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) pelos trabalhos de conservação da caatinga em todo o Estado.

Técnicos da conceituada entidade educacional fizeram recentemente uma visita à Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Almas, localizada entre os municípios de Sumé e São José dos Cordeiros, no Cariri Paraibano, e ficaram impressionados com o esforço da PM Ambiental na conservação e proteção do ecossistema.

A investigadora titular do Departamento de Geografia Física, Irma Trejo, parabenizou o batalhão pela relevância do trabalho que contribui para o conhecimento e a divulgação da importância da caatinga, vegetação exclusivamente brasileira e predominante no semiárido paraibano. Em carta encaminhada ao comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, Irma também elogiou o Governo do Estado pelo cuidado e zelo com o meio ambiente.

RPPN Fazenda Almas – A quarta maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no Bioma Caatinga e a maior do estado da Paraíba tem aproximadamente 3.500 hectares e, apesar de estar localizada numa região de baixo índice pluviométrico e alto nível de degradação da vegetação natural, é uma das poucas áreas intactas.

A reserva foi criada na década de 90 e é responsável por abrigar espécies raras e ameaçadas de extinção, preserva as matas e oferece um contributo fundamental a toda à sociedade, colaborando com a preservação e conservação da biodiversidade.

Compartilhar