Centro de Equoterapia da PM disponibiliza prática terapêutica para policiais militares e dependentes

Atividades no Centro de Equoterapia
O Centro de Equoterapia da Polícia Militar da Paraíba – CEqPM, pertencente ao Regimento de Polícia Montada Coronel Calixto – RPMont, atende diversos praticantes, entre crianças, adolescentes e adultos, na busca por melhorias nas suas condições de desenvolvimento físico, psicológico e social.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais, segundo conceito difundido pela Associação Nacional de Equoterapia – ANDE.

Os efeitos terapêuticos decorrentes das atividades realizadas junto ao cavalo são conhecidos há mais de 2500 anos, e a variabilidade, o ritmo, a dimensionalidade e a regularidade do movimento do animal terminam por ser um diferencial no alcance de resultados favoráveis no tocante à condição motora, como conquista do equilíbrio, relaxamento, coordenação e adequação do tônus muscular e desenvolvimento neuropsicológico dos praticantes.

O Centro de Equoterapia da Polícia Militar da Paraíba, inaugurado no ano de 2009 e que desempenha suas atividades nas dependências do RPMont, funciona com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, e pelos equitadores e seus auxiliares, que são policiais militares, acompanhando, atualmente, 32 praticantes da atividade.

“O trabalho realizado através da prática da equoterapia é muito gratificante. Ver crianças e adultos melhorando sua qualidade de vida, desenvolvendo melhor as atividades da vida diária, relacionando-se cada dia melhor com o animal e com todos a sua volta, e tornando-se pessoas mais confiantes e independentes enche nosso coração de alegria e esperança”, relatou o sargento Antônio Carlos Ferreira, equitador do CEqPM.

O tratamento é indicado para crianças ou adultos que apresentem dificuldades no desenvolvimento neuropsicomotor, dificuldades relacionais ou de aprendizagem ou ainda que apresentem características de hiperatividade ou timidez extrema. Em todos os casos, se faz necessário um encaminhamento médico para que as atividades sejam iniciadas.

O tenente coronel José Anchieta, comandante do Regimento de Policiamento Montado, destacou que “O Centro de Equoterapia da Polícia Militar é muito importante para a Instituição visto que suas atividades são voltadas para nosso público interno, podendo delas participar os policiais militares ou seus dependentes que apresentem alguma das indicações para o tratamento e possuam orientação médica para a prática. Atualmente atendemos apenas policiais militares e seus dependentes, mas é um sonho, que pretendemos ver-se realizar, poder disponibilizar esse belíssimo trabalho também em benefício das demais pessoas da sociedade que porventura venham a necessitar”.

Compartilhar