João Pessoa foi escolhida como a cidade sede dos Jogos Escolares da Juventude

CEATur
O governado Ricardo Coutinho, assinou, no dia 23 de março, convênio com o Comitê Olímpico do Brasil para a realização dos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa, entre os dias 20 e 29 de setembro.

O evento, que deve reunir cerca de 6 mil estudantes de 12 a 14 anos vindos de todo o país, contará com competições de Atletismo, badminton, ciclismo, ginastica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e ainda com uma programação sócio educativa e cultural oferecida aos atletas.

A escolha da cidade, feita pelo Comitê Olímpico Brasileiro e que contou com o apoio do Governo do Estado, levou em conta a experiência da Paraíba, que já sediou os jogos por quatro vezes, a qualidade e capacidade da rede hoteleira e a tranquilidade e segurança da região metropolitana de João Pessoa, entre outros fatores.

Esse critério relacionado à segurança pública da região metropolitana pôde ser mensurado através da edição 2016 da Pesquisa Anual do desempenho do Turismo, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba.

Essa pesquisa destacou, entre outros fatores, a tranquilidade da região como um dos pontos positivos elencados pelos turistas entrevistados, destacando ainda que 75,38% dos entrevistados classificaram a segurança pública na região metropolitana de João Pessoa nos índices bom ou ótimo.

A Polícia Militar dispõe da Companhia de Apoio ao Turista – CEATur, hoje com 130 policiais, que tem atuado nos bairros de Tambaú, Cabo Branco, Altiplano e Miramar e nas localidades onde há grande fluxo de visitantes, a exemplo do aeroporto e Centro Histórico, desempenhando o policiamento preventivo através de diversas modalidades e também atuando de maneira especializada junto aos turistas que visitam a cidade.

“Desde sua fundação, a companhia tem reduzido os índices de criminalidade e seu trabalho vem sendo referido de maneira muito positiva pelo turistas, como mostrou a pesquisa do Instituto Fecomércio. Quando há eventos como os Jogos Escolares da Juventude nossa responsabilidade é ressaltada juntamente com nosso compromisso de bem servir aos cidadãos paraibanos e a todos que nos visitam, de maneira que se sintam acolhidos e seguros enquanto estiverem aqui no nosso Estado”, ressaltou o capitão Gleidstone Cavalcanti, comandante da CEATur.

Compartilhar