Canil do Bope apreende drogas utilizando os novos filhotes em ação na capital

A droga foi encontrada por Barão, cão da raça pastor belga maliois
O Canil do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar da Paraíba apreendeu 55 embalagens com cocaína, 44 pedras de crack e 558 trouxas de maconha durante uma ação realizada na noite desse domingo (15), na comunidade do Gadanhe, no bairro do Padre Zé, em João Pessoa.

A apreensão foi feita graças ao faro de ‘Barão’, cão da raça pastor belga maliois, um 14 dos novos filhotes entregues pelo Governo do Estado no ano passado. Os suspeitos conseguiram fugir assim que perceberam a presença da polícia, já que eles (os traficantes) colocam “olheiros” em pontos da comunidade que permitem uma visão privilegiada por causa da estrutura geográfica local. Mesmo assim, o canil fez a varredura em uma área coberta por lixo e encontrou as drogas enterradas. O material foi entregue na 12ª Delegacia de Polícia Civil, em Manaíra.

Os novos filhotes estão na etapa final dos treinamentos, mas já atuam em ações, sendo essa a segunda apreensão, nos últimos 4 dias, na mesma comunidade. Na última quinta-feira (12), dois deles farejaram e apreenderam mais de 500 gramas de crack e maconha no local.

Os 14 novos cães são da raça belga maliois, pastor alemão e labrador retriever. Eles estão sendo preparados para atividades de policiamento, estádios de futebol, combate ao tráfico de drogas e também para localizar celulares e outros materiais ilícitos em presídios, assim como capturar fugitivos em áreas de intensa vegetação.

Compartilhar