Proerd forma 10 instrutores para atuação na Ronda Proerd

Alunos concluem Curso de Instrutores do Proerd
Na quinta-feira (16), a Coordenação Estadual do Proerd formou mais uma turma do Curso de Formação de Instrutores Proerd – Currículo Pais e/ou Responsáveis, composta por 10 policiais paraibanos e 03 pernambucanos. O objetivo é suprir a necessidade de capacitar os instrutores que atuarão na Ronda Proerd e agirão na capacitação de pais e responsáveis nas escolas atendidas pelas Unidades de Polícia Solidária – UPS, nos bairros de Mangabeira, Bancários e Jardim Planalto.
A Ronda Proerd é uma ação pioneira na história do Proerd Paraíba, na qual foram disponibilizados 12 Instrutores Proerd que atuam exclusivamente na aplicação de aulas e palestras Proerd, bem como fazendo a realização de Visitas Solidárias, nas escolas da rede pública de ensino, a fim de diagnosticar possíveis problemas estruturais que possam incidir sobre a segurança da comunidade escolar. Após esse diagnóstico, as autoridades competentes são informadas das falhas estruturais do sistema, tais como: falta de porteiros, aulas vagas ocasionadas devido à falta de professores, danos nas instalações das escolas, entrada de estranhos nas dependências das escolas, entre outros problemas que interferem diretamente na manutenção da segurança escolar, mas que não são competência direta da Polícia Militar. Esta iniciativa tem a finalidade de compartilhar a responsabilidade da manutenção da segurança escolar com as demais instituições, a fim de que cada uma possa dar sua parcela de contribuição.
Para compor a Equipe de Facilitação, o Proerd conta com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco, através do seu Facilitador e Pedagogo, Maj Jairo Freitas, que em parceria com o Centro de Treinamento Proerd do Rio de Janeiro, chancelou o curso.
O Currículo Pais e/ou Responsáveis do Proerd tem como objetivo maior transmitir ferramentas e desenvolver habilidades, através da troca de experiências e valorização à vida, capacitando estes pais e responsáveis a protegerem seus filhos das drogas e da violência, por meio de lições lúdicas e práticas efetivas.

Compartilhar