Audiência Pública discute regularização das ‘cinquentinhas’ na PB

Tenente-coronel Almeida Martins discursando na tribuna da Assembléia Legislativa. (Foto: Wagner Varela)
Uma audiência pública realizada nessa quarta-feira (11) pela Comissão de Constituição e de Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba discutiu a problemática que envolve a regularização das motocicletas de até 50 cilindradas, conhecidas popularmente como ‘cinquentinhas’. Durante o debate, foi criado um conselho para discutir o problema e encontrar formas para tornar acessíveis os documentos para os proprietários.

O comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, tenente-coronel Almeida Martins, usou a tribuna para lembrar que muitos dos ciclomotores são usados em crimes. “Nos crimes patrimoniais, letais intencionais e a reincidência de crimes tem um percentual significativo da prática usando ciclomotores e nossa missão é manter a paz, a ordem e preservar a vida, por isso essa regularização é fundamental para ajudar no nosso trabalho”, pontuou o tenente-coronel, ao fazer um balanço das ações educativas que o Batalhão tem promovido.

A audiência foi presidida pela deputada Estela Bezerra e contou com a participação dos deputados Dinaldinho (PSDB), Camila Toscano (PSDB), Nabor Wanderley (PMDB) e Janduhy Carneiro (PTN), do diretor técnico do Hospital de Trauma Humberto Lucena, Edvan Benevides, do diretor do Detran-PB, Aristeu Chaves de Sousa, do chefe de operações da PRF, Lucas Lucena, chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran-PB, cabo Ricácio Lima Cruz, além de representantes da categoria.

As motos conhecidas como cinquentinha são vendidas em diversos tipos de lojas em todo país a um preço mais acessível que as motos emplacadas. A falta de fiscalização tem feito que os motociclistas não utilizem equipamentos de segurança e isso tem aumentado o número de acidentes. Além disso, essas motos não são emplacadas e por isso não há pagamento de IPVA e seguro DPVAT. Porém, uma resolução do Conselho Estadual de Trânsito da Paraíba (Cetran) no último mês de dezembro obriga o registro e o emplacamento de veículos ciclomotores.

Compartilhar