Polícia Militar garante tranquilidade aos foliões das Muriçocas

A Polícia Militar trabalhou de forma ostensiva e preventiva no evento. (Foto: Wagner Varela)
As forças de segurança do Estado, que trabalharam de forma integrada no desfile do bloco pré-carnavalesco Muriçocas do Miramar, nesta quarta-feira (11), realizaram prisões em flagrante, instauraram termos circunstanciados de ocorrência (TCO), além de apreensões de armas e atendimento preventivo e de socorro a foliões. O trabalho contou com a participação de 950 policiais entre militares, civis e bombeiros.

Durante o desfile do bloco das Muriçocas, a Polícia Militar apreendeu seis pessoas (quatro acusadas de roubo, uma por porte ilegal de arma e uma por lesão corporal). Entre os detidos estão quatro adolescentes. Um é suspeito de agredir a irmã ao longo do corredor da folia. Outro é acusado de roubar quem estava na saída do bloco. Além deste jovem de 17 anos, por conta do mesmo delito foi preso um homem de 22 anos. Eles estavam em uma moto e com a dupla foram recuperados 13 celulares.

A PM também apreendeu dois adolescentes que estavam com entorpecentes na Avenida Paulino Pinto, no bairro de Tambaú. A dupla foi encaminhada para a 10º Delegacia Distrital (DD), no bairro de Tambaú. Na delegacia foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Foram apreendidas três armas brancas (faca), um revólver calibre 38 e ao todo 14 pessoas foram conduzidas ao Centro de Comando, envolvidas em brigas durante a festa.

Todos os envolvidos em delitos foram encaminhados ou para a 3ª Delegacia Distrital (DD), na Epitácio Pessoa, ou na 10ª DD, em Tambaú. Ao todo, a Polícia Civil instaurou 11 procedimentos, ocorridos durante o desfile das Muriçocas. Destes, quatro foram caracterizados como flagrantes (porte ilegal de arma de fogo e roubo, tráfico de drogas e lesão corporal) e sete termos circunstanciados de ocorrência (TCO) foram lavrados (desacato, porte de arma branca, direção perigosa e sem permissão para conduzir veículos automotores).

Corpo de Bombeiros – Mais uma vez, o trabalho preventivo do Corpo de Bombeiros (CBMPB) teve um resultado positivo e nenhum atendimento grave foi registrado. No total, foram 547 intervenções da corporação, sendo 15 atendimentos de primeiros socorros, 71 vistorias em trios, palcos e barracas; além da distribuição de 461 pulseiras de identificação para crianças.

Conforme o comandante da operação, tenente coronel Lucas Severiano, o trabalho em conjunto com os demais órgãos de Segurança contribuiu para o baixo índice de ocorrências emergenciais. “O efetivo, de 150 bombeiros, foi distribuído estrategicamente abrangendo todo o corredor da folia. Além deles, ainda coordenamos o trabalho de 70 voluntários da Associação Nordestina de Resgate (Andrae), uma organização não governamental que presta serviços de primeiros socorros”, acrescentou o oficial.

Ainda segundo ele, os bombeiros da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) estiveram presentes, fiscalizando os sistemas de prevenção e proteção contra incêndio e pânico em sete trios elétricos, quatro palcos e 60 barracas – totalizando 71 vistorias. “Tudo estava de acordo com o que pede a legislação e os equipamentos foram liberados para o evento”, completou Lucas.

Para garantir a festa, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba empregou, além dos 150 militares da corporação, 17 veículos nas diversas modalidades – combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, busca e resgate em locais de difícil acesso e uma embarcação para a prevenção aquática na orla.

Efetivo reforçado – A Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, disponibilizou 700 homens para a festa, além de 30 viaturas. Os PMs foram distribuídos em equipes e trabalharam em diversas modalidades: a pé, a cavalo, com moto, viaturas e também com uso de segways. Ainda houve monitoramento eletrônico feito por 16 câmeras.

Já a Polícia Civil teve reforço de 100 policiais. Uma Delegacia Móvel esteve posicionada na Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Supermercado Pão de Açúcar. Além das delegacias especializadas, a 3ª Delegacia Distrital (DD), na Avenida Epitácio Pessoa e a 10ª Delegacia Distrital (DD), no bairro de Tambaú, funcionou em regime de plantão para atender às ocorrências da festa. A 12º DD, que fica no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), em Manaíra, e a 9º DD, em Mangabeira, também tiveram plantão.