Polícia Militar reforça segurança nas prévias carnavalescas de João Pessoa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado e Defesa Social, divulgou nesta quarta-feira (4) o plano de segurança para as prévias carnavalescas de João Pessoa. Pelo menos 1.700 policiais militares farão parte do esquema, além de 660 policiais civis e 471 bombeiros militares. A operação começa a partir desta quinta-feira (5). O objetivo da ação é prevenir ocorrências de crimes contra a vida e contra o patrimônio no percurso dos blocos e nos locais de concentração.

A Polícia Militar vai atuar com policiamento a pé, a cavalo, com moto, viaturas e também com uso de segways. Os blocos que terão maior reforço serão as Virgens de Tambaú e Muriçocas do Miramar, com 600 e 700 policiais, respectivamente. Outros blocos de grande e médio porte terão presença diferenciada de policiais, a exemplo do Picolé de Manga, com 600 policiais; Bloco dos Atletas e Banho de Cheiro, que terão um efetivo de 200 policiais; e Cafuçu, com 150.

Monitoramento – O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, afirmou que a PM vai monitorar toda área da Avenida Epitácio Pessoa. “Para isso, dispomos de um micro-ônibus com 16 câmeras. O equipamento vai ser instalado nesta quinta-feira, no cruzamento com a Avenida Professora Maria Sales, e contará com policiais para acompanhar a movimentação de pessoas, por meio de dois televisores, avisando sobre incidentes, via rádio”, explicou, acrescentando que a instituição estará presente em pelo menos 200 eventos, apenas em João Pessoa.

Solicitação – O coronel Lívio Delgado, comandante do Policiamento Metropolitano e gestor da 1ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), destacou que os dirigentes dos blocos devem fazer o pedido de policiamento até 72 horas antes do evento, apresentando em anexo as licenças (ambientais e do Corpo de Bombeiros), autorizando a realização da festa, descrevendo estimativa de público, horário e percurso, entre outros aspectos.

Bombeiros – Os 471 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros serão divididos em equipes com apoio de 17 viaturas nas diversas modalidades: combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, resgate e salvamento em locais de difícil acesso. Dentro da ação, também será disponibilizada uma embarcação para a prevenção aquática durante a passagem de blocos pela orla.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, o esquema montado pela corporação também incluirá a montagem de postos de apoio para a tropa e atendimento à população em pontos estratégicos nos corredores da folia. “O número de postos pode chegar até 15, por noite, dependendo da expectativa de público de cada bloco. O mesmo se aplica ao efetivo, que será distribuído levando em conta o tamanho do evento. Para as ‘Muriçocas do Miramar’, por exemplo, serão escalados 105 bombeiros e 17 viaturas. O bloco sai no próximo dia 11, na tradicional quarta-feira ‘de fogo’”, frisou.

Já o ‘Picolé de Manga’ e as ‘Virgens de Tambaú’ contarão cada um com 81 militares do Corpo de Bombeiros – distribuídos nas diversas modalidades atendidas pela corporação. Haverá reforço para o ‘Bloco dos Atletas’, com o emprego de 32 bombeiros; ‘Muriçoquinhas’, que contará com um efetivo de 32 bombeiros; e Cafuçu, com 105.

Polícia Civil – A Polícia Civil vai disponibilizar um efetivo de 660 policiais para as prévias de João Pessoa, com apoio de 220 viaturas, compreendidas entre carros e motos. Além disso, uma delegacia móvel será instalada em um ponto estratégico da Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Supermercado Pão de Açúcar. A estrutura irá atender a população para registro de boletins de ocorrência.

Canais de contato – A Secretaria da Segurança e da Defesa Social também vai reforçar para os foliões canais de atendimento. O Disque Denúncia (197), que funciona 24 horas, pode ser usado para informação de crimes. A ligação é gratuita e sigilosa.

O Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), por meio do 190, também fica disponível o dia inteiro para a Região Metropolitana de João Pessoa e Litorais Sul e Norte, e em todo Estado. O folião pode usar ainda a Delegacia On Line, pelo endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br, para registros de ocorrências em que não haja violência, como extravios e furtos.