PM capacita mais 59 praças para a graduação de 1º sargento

Solenidade de formatura aconteceu no Centro de Educação (Fotos: Ricardo Sérgio)
A Polícia Militar da Paraíba, através do Centro de Educação, habilitou mais 59 PMs 2º sargentos para a graduação subsequente de 1º sargento, dentro dos níveis hierárquicos da carreira do policial militar. A turma, composta por policiais lotados em batalhões de todo o Estado, foi aprovada no Curso de Aperfeiçoamento em Segurança Pública (Casp), que tem duração de quatro meses e é requisito para promoções.

Na manhã desta terça-feira (09), em solenidade no auditório do Centro de Educação (em Mangabeira, na capital), os novos formandos receberam seus diplomas e foram parabenizados por familiares e as autoridades da PM. “Essa qualificação gera possibilidade de ascensões futuras, sendo condição básica, inclusive, para o praça galgar uma participação no Curso de Formação de Oficiais”, lembrou o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves.

Ele destacou, ainda, que o Casp atualiza os policiais nas práticas modernas de policiamento, aliadas ao conhecimento dos direitos humanos, da polícia comunitária, entre outras áreas presentes atualmente na formação do PM. “E não basta apenas estabelecer conteúdos programáticos formais, é preciso uma ligação com a prática e com a experiência histórica de cada aluno e é isso que tem feito o CE nos cursos de capacitação”, completou Euller, que esteve presente durante toda a solenidade de conclusão do Casp 2013 e entrega de certificados aos aprovados.

Também presente na cerimônia, o comandante do Centro de Educação, coronel Salles Júnior, lembrou que os sargentos se habilitam para desenvolverem novas funções dentro da PM, como a de escrivão em inquéritos policiais e auxiliar na elaboração de processos licitatórios. “Além de reverem tudo que aprenderam no Curso de Formação de Sargento, sendo que com o acrescimento de novas disciplinas”, pontuou.

Destaque – Os policiais que conquistaram as três melhores médias durante o Casp 2013 foram agraciados com a Medalha do Mérito Acadêmico Coronel Ademar Naziazene, destinada a premiar os concluintes classificados nos primeiros lugares nos cursos regulares da PMPB. Os condecorados, em ordem decrescente de aprovação, foram os seguintes sargentos: Edgley Araújo, Adriano de Souza e Leossandro Araújo.

O Curso de Aperfeiçoamento em Segurança Pública (Casp) possui uma carga horária total de 604 horas aula e tem sido realizado, todos os anos, pela Polícia Militar da Paraíba. Em 2012, foram quase 80 policiais capacitados nessa qualificação.