Polícia Militar promove evento em comemoração ao dia estadual da mulher militar

A Polícia Militar realiza, na próxima segunda-feira (26), um evento comemorativo ao dia estadual da mulher militar. As policiais vão participar de um amistoso de futebol de salão e em seguida serão homenageadas, no Centro de Educação da Polícia Militar, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

O momento mais esperado das comemorações é a partida de futsal, que reunirá as policiais de várias gerações para o amistoso. O jogo começa às 7h, no Ginásio do Centro de Educação.

Atualmente, 700 mulheres fazem parte da polícia militar da Paraíba, sendo 152 oficiais e 548 praças. As primeiras policiais ingressaram na instituição em 26 de janeiro de 1987, ocupando atualmente o posto de coronel, a exemplo das coronéis Christhiane Wildt, coordenadora do Estado-Maior Estratégico da Polícia Militar, e Socorro Cristiane, diretora do Hospital Edson Ramalho, e também de tenente-coronel, a exemplo da vice-diretora do Centro de Educação, tenente-coronel Íris Oliveira.

Em março de 1987 entraram policiais para a qualificação de praças, na graduação de sargento. Em 1990 começaram a chegar as primeiras soldados, com um efetivo de 70 mulheres.

Primeiro passos – Como não havia definido um emprego específico para o grupo inicial de oficiais e sargentos, elas passaram a desempenhar atividades no setor de relações públicas da PM. Com a entrada das soldados, elas começaram a ser distribuídas em atividades diversas, inclusive com a criação de uma companhia feminina na Polícia Militar da Paraíba, com sede na capital.

A tenente-coronel Íris Oliveira, uma das pioneiras, destacou que foram vários desafios superados ao longo dos anos pela mulher na corporação. “Rompemos várias fronteiras da divisão do trabalho na instituição policial militar e hoje ocupamos espaços em todas as atividades administrativas e operacionais, unindo forças em prol da segurança pública em nosso Estado”, comentou a coronel.

O dia – O dia da mulher militar estadual foi instituído pela lei ordinária 9.186/2010, que estabeleceu no calendário oficial do Estado da Paraíba o dia da mulher militar.