Solenidade marca formatura de 97 aspirantes a oficial PM e BM

Solenidade acontece no Centro de Educação, em Mangabeira, em João Pessoa
A Academia de Polícia Militar do Cabo Branco forma oficialmente, às 16h30 desta quinta-feira (5), mais uma turma de aspirantes a oficial PM. No total, serão 62 cadetes concluintes , sendo 61 deles da Paraíba e um da PM de Sergipe. Na ocasião, também serão formados 35 aspirantes a oficial Bombeiro, com 21 oriundos da corporação paraibana e os demais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Sergipe e Pernambuco. A solenidade que marca a conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO) acontece no Centro de Educação da PM, no bairro de Mangabeira, na Capital.

O momento de festa será marcado pela entrega da insígnia e da espada aos aspirantes; além de homenagens a 31 pessoas, entre civis e militares, que receberão a Medalha do Mérito Elísio Sobreira – o patrono da PM. A mais alta comenda da corporação é dada àqueles que se destacam pelas ações e serviços prestados em prol da boa projeção social da Polícia Militar da Paraíba.

Para o comandante geral da corporação, coronel Euller Chaves, a solenidade militar celebra a formação dos novos aspirantes, que reforçarão o policiamento em todo o Estado, e a ajuda prestada por civis e militares que de alguma forma colaboraram para o sucesso do trabalho da PM.

“Depositamos uma grande confiança na jovialidade e na capacidade desses futuros oficiais. Eles tiveram uma qualificação forte, pautada nos Direitos Humanos e na prática de um policiamento cidadão, que valoriza o contato com a população”, destacou Euller, ao lembrar que os cadetes passaram por três anos de formação, perfazendo o total de 4.270 horas-aula divididas entre 101 disciplinas. Eles também passaram pelo Curso de Promotor de Polícia Comunitária.

O Curso

Com duração de três anos e aulas de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, o Curso de Formação de Oficiais da PMPB prepara os alunos para executarem ações de comando em nível de pelotão, assessorar os comandantes, coordenar o policiamento ostensivo de unidades e subunidades, além de gerenciar recursos humanos e logísticos visando a preservação da ordem pública.

Entre as disciplinas ministradas no período da capacitação estão Comunicação Social e Oratória, Cidadania e Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Direito Penal e Constitucional, Armamento e Técnica de Tiro Defensivo, Doutrina de Policiamento Ostensivo, Gerenciamento de Crises, Inteligência Policial, Operações de Choque – entre outras.

Benefícios

No momento em que o aluno ingressa no Curso de Formação de Oficiais ele recebe fardamento, bolsa de estudo, alimentação, alojamento, assistência médica e odontológica e acompanhamento físico. Desde 1993, quando foi formada a primeira turma de aspirantes a oficial PM, a academia já qualificou 584 alunos, sendo 500 homens e 84 mulheres.

Compartilhar