Solenidade marca formatura de 42 aspirantes a oficial da Polícia Militar

Concluintes do CFO 2012 fizeram juramento (foto: Werneck Moreno)
Quarenta e dois policiais militares se formaram, nesta quinta-feira (13), no Curso de Formação de Oficiais (CFO). A solenidade de formatura foi realizada no Centro de Educação da PM, em João Pessoa, onde contou com a presença de autoridades civis e militares de vários Estados, além de familiares dos formandos.

Dos 42 alunos oficiais da PM formados, 20 são da polícia militar da Paraíba e 22 da polícia militar do Amapá. Todos passaram por três anos de preparação que incluiu o conhecimento em 101 disciplinas, como inteligência policial, criminologia aplicada a segurança pública e várias outras matérias voltadas a boa formação do profissional de segurança pública. Além das disciplinas da grade curricular, eles já saíram capacitados com o curso de polícia comunitária.

Para o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, a preparação dos policiais é fundamental para promover a paz. “Porque a partir de agora eles carregam a missão de preservar vidas e defender a ordem social como verdadeiros pacificadores, o que foi edificado ao longo desses três anos de preparação”, destacou o Coronel Euller.

Representando o Governador do Estado, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima, conclamou os novos aspirantes a oficial para oferecer um serviço cada vez mais de qualidade a população.

“Estamos vivendo em uma gestão que busca servir o cidadão que faz parte de um contexto social cada vez mais exigente e que busca seus direitos, para isso temos que estar preparados e empenhados para servir melhor a população”, externou Cláudio Lima.

A solenidade de formatura foi marcada por entrega de medalhas e homenagens. A Banda da Polícia Militar realizou, durante a solenidade, uma homenagem aos 100 anos do ‘Rei do Baião’. Tocando clássicos de Luiz Gonzaga, os músicos arrancaram aplausos dos presentes e ressaltaram o reconhecimento ao legado deixado pelo artista nordestino.

Bombeiros – Na ocasião, também foram formados 26 aspirantes a oficial do bombeiro militar (20 da Paraíba, 5 do Mato Grosso e 1 de Pernambuco).

Formação – O Curso de Formação de Oficiais é realizado na academia de polícia do Cabo Branco, no próprio Centro de Educação da PM. A preparação inclui estágios em batalhões e também aulas práticas em outros locais do Estado. A conclusão do curso marcou a promoção dos cadetes à aspirantes a oficial. O primeiro colocado no CFO da PM, Davisson Henrique Araújo da Costa, que terminou com média 9,365, foi promovido a 2º Tenente (posto acima de aspirante a oficial).A promoção é concedida pela colocação obtida no Curso

Compartilhar