Mais de 4 mil Policiais Militares já foram promovidos desde 2011

A ascensão profissional e a entrada de novos policiais têm aprimorado as ações de prevenção ao crime em todo o Estado. (Foto: Wagner Varela)
Com as promoções dos 116 cabos à graduação de 3º sargento e 16 soldados à graduação de cabos, publicadas no boletim interno do último dia 22, a Polícia Militar chegou a marca de 4.474 policiais militares promovidos nos últimos três anos e dez meses.

A ascensão profissional e a entrada de novos policiais têm aprimorado as ações de prevenção ao crime em todo o Estado, reforçando as rondas ostensivas e o policiamento comunitário nas 18 Unidades de Polícia Solidária.

Os promovidos neste mês realizaram cursos de habilitação para a nova graduação que passaram a responder, com carga-horária de 120 horas-aula para cabos e 160 para sargentos. Além disso, os militares atendem a critérios como ter bom comportamento e tempo de serviço mínimo exigido para alcançar a promoção.

Dos 4.474 promovidos desde 2011 – número que representa quase metade de todo efetivo da Polícia Militar – 3.853 policiais são do quadro de praças (soldados, cabos, sargento e subtenentes) e 621 do quadro de oficiais (tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel).

No período foram chamados ainda 1.044 novos soldados que já estão nas ruas reforçando a segurança. Um novo concurso para soldados está em andamento, com os primeiros convocados concluindo as etapas específicas do certame para poderem entrar no curso de formação, que tem duração de 10 meses.

Concursos internos – Dando continuidade à política de ascensão e valorização do policial, a instituição está com inscrições abertas para três concursos internos, oferecendo 140 vagas para habilitação de oficiais, formação de sargentos e também de cabos. As seleções garantem mais uma oportunidade do profissional alcançar novas graduações e ingressarem em outros quadros da instituição.

Compartilhar