Comando planeja operação de segurança para as eleições deste ano

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, reuniu na manhã desta quinta-feira (3), em João Pessoa, vários oficiais que vão comandar o efetivo e estarão diretamente envolvidos na parte tecnológica e logística da operação
Como parte do planejamento da operação ‘voto seguro’, que será deflagrada para garantir a segurança nas eleições estaduais deste ano, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, reuniu na manhã desta quinta-feira (3), em João Pessoa, vários oficiais que vão comandar o efetivo e estarão diretamente envolvidos na parte tecnológica e logística da operação.

O comandante geral informou que o objetivo do encontro foi orientar e discutir com os oficiais comandantes, diretores e coordenadores a conduta da Polícia Militar durante o período eleitoral e eleições. “Temos a responsabilidade de garantir o exercício da cidadania das pessoas e isso tem que ser cumprido com total isenção, por isso estamos reforçando algumas recomendações quanto à postura dos nossos policiais e discutindo o planejamento das ações de segurança que iremos realizar para garantir a tranquilidade durante o período eleitoral e no dia do pleito”, salientou.

Outro ponto abordado foi em relação às condições de trabalho para o policial militar que vai atuar na guarda das urnas. “Já determinei o planejamento com a análise desses locais, pois o nosso policial tem que dispor de condições dignas para desempenhar seu serviço sempre”, completou o coronel Euller.

O Comando Geral da Polícia Militar adiantou que no primeiro fim de semana de setembro será feita uma simulação da segurança no pleito eleitoral em todo estado.

Em abril, o comando da Polícia Militar já havia realizado um encontro com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Saulo Benevides, de quem recebeu o calendário eleitoral e as Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral que dizem respeito ao pleito, assim como a garantia do desembargador de que os cronogramas e relatórios de diversos setores do TRE-PB serão enviados para que a polícia possa montar a estratégia de ação. Na oportunidade, ainda ficou definido que serão realizadas reuniões com todos os juízes eleitorais e procuradores, onde a PM fará um diagnóstico sobre os principais problemas enfrentados pelos juízes nas últimas eleições, no que diz respeito à segurança pública.

Cartilha – Os Batalhões da Polícia Militar estão recebendo a cartilha eleitoral para os agentes públicos do estado da Paraíba, elaborada pela Procuradoria Geral do Estado. Nela constam diversas orientações jurídicas em relação ao período eleitoral.

Compartilhar