Governo do Estado inaugura UPS na cidade de Cabedelo

A UPS conta com 22 policiais militares para reforçar a segurança nas comunidades. Foto: Wagner Varela
O Governo do Estado inaugurou, nessa segunda-feira (5), a Unidade de Polícia Solidária do bairro do Renascer II, em Cabedelo. O espaço conta com 22 policiais militares, três viaturas e três motos para reforçar a segurança no local. A UPS beneficia diretamente 9.000 pessoas dos bairros de Renascer II, III e IV.

O investimento foi superior a R$ 200 mil na reforma do prédio e melhorias das condições de trabalho para os policiais (armas e viaturas). Esta é a 13ª terceira UPS inaugurada desde 2011, na Paraíba. São nove em João Pessoa, duas em Campina Grande e uma em Guarabira.

O bairro do Renascer, mesmo antes de ganhar a UPS, já contava com reforço na segurança para diminuir os indicadores da criminalidade, alcançando uma redução média acima dos 45%, nos dois últimos anos, no número de assassinatos no bairro. Em 2010, foram 17 homicídios registrados e em 2013 o número caiu para seis.

O governador Ricardo Coutinho avaliou a instalação da UPS. “É a fixação de um efetivo, com características diferentes, com conhecimento da realidade da comunidade e sendo reconhecido pelos moradores locais, visando a redução dos indicadores da criminalidade, desde a prevenção dos crimes contra a vida como também de eventuais problemas da comunidade”, ressaltou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, falou da importância das Unidades de Polícia Solidária dentro da estrutura da segurança pública. “A UPS nos traz mais proximidade, confiança com informações e gera um relacionamento com a população. A preparação dos policiais e essa segurança territorial tem oferecido resultados positivos para os paraibanos”, frisou

O secretário executivo de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco, explicou que a Unidade de Polícia Solidária vai reforçar a segurança no município, através da proximidade. “É mais um equipamento que vem para colaborar com a segurança pública de Cabedelo e faz parte de um planejamento que a Secretaria de Segurança tem feito na Polícia Militar, no sentido de garantir a aproximação da população com as a polícias e o Governo da Paraíba tem investido muito nessa aproximação”, comentou.

Compartilhar