Polícia Militar forma 37 novos instrutores para prevenção às drogas

Nova turma de Instrutores PROERD. (Foto:Wagner Varela)
Em uma formatura animada e contagiante, 37 policiais militares (sendo 36 da Paraíba e um da PM do Rio Grande do Norte) receberam o certificado de conclusão do curso de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) da PMPB. Os militares, agora ‘proerdianos’, passaram por 15 dias de qualificação para trabalhar a temática das drogas diretamente nas escolas.

“A visão da maioria dos gestores é investir em repressão, que é mais fácil. Mas, quando a gente trabalha com prevenção estamos evitando não só que os problemas surjam, como também que eles se propaguem e intensifiquem-se. Eu acredito muito na prevenção, que é o ponto que o Proerd atua. Ele favorece à resistência às drogas dentro das escolas, disseminando informações e conscientizando”, apontou a madrinha do programa e primeira dama do Estado, Pâmela Bório.

Além dela, prestigiou a formatura, que aconteceu no auditório do Centro de Educação da PMPB, o comandante geral da corporação, o coronel Euller de Assis Chaves. “Os números mostram o crescimento do programa nesta gestão. Só no último ano, aumentamos em 100% o número de atendimentos, em relação ao ano anterior. Porém, mais importante do que ver esse número, é constatar a aproximação desses policiais com a sociedade, sobretudo os jovens”, destacou o coronel.

Durante a solenidade, o diretor do Centro de Educação, coronel Marcos Alexandre Sobreira, também enfatizou a importância do Proerd dentro do eixo de prevenção. “É um trabalho baseado nos princípio da Polícia Solidária, um trabalho de proximidades com o jovem, feito com compromisso e amor dentro das próprias escolas. Afora isso, é um projeto já reconhecido na Paraíba e em todo o Brasil”, pontuou.

Ainda participaram da solenidade de conclusão do curso, o coordenador e facilitador da turma (a segunda a ser formada este ano), o soldado da PM do Rio Grande do Norte, Pedro Antoniony; a coordenadora estadual do Proerd no Piauí, a major Maria Elizete de Lima; e a coordenadora Estadual do Proerd na Paraíba, a capitã Polyanna Laura.

O Programa – Em 13 anos de atuação na Paraíba, o Proerd já beneficiou 107.600 crianças e jovens, educando-os para resistir às drogas e à violência. No total, foram mais de 100 municípios já atendidos pelo programa, que acontece em 12 encontros com atividades lúdicas e de orientação.

As escolas que desejarem receber o Proerd podem fazer o requerimento através dos Conselhos Regionais de Ensino Municipal ou Estadual (no caso das escolas públicas) ou diretamente ao programa, por meio de ofício ao Comando Geral, localizado no Centro de João Pessoa. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone 3262-3580 ou pelo e-mail proerdparaiba@gmail.com.

Compartilhar