Banda de Música da PM se apresenta nesta terça-feira na UFPB

Banda de Música da Polícia Militar
A Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba se apresenta, nesta terça-feira (03), às 20h, na sala Radegundis Feitosa, no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Os militares da instituição vão promover um concerto, que faz parte da temporada 2014 do projeto ‘a banda na academia’, desenvolvido pelo departamento de música da UFPB.

A entrada é gratuita e durante 1h10 minutos o público vai poder conferir um repertório especial preparado pelos músicos da polícia militar, conforme adiantou o capitão Edson Pequeno, regente da banda.

“Nosso repertório será bem diversificado, com dobrados, músicas clássica e também a música popular brasileira, que não pode faltar”, revelou o capitão, ao convidar todos os policiais e familiares para prestigiarem a apresentação.

Banda de Música da PM – Uma das mais antigas do Brasil, a banda da PMPB foi criada pela lei nº 291, de 8 de outubro de 1867, pelo então presidente da Província da Parahyba, José Teixeira de Vasconcelos (Barão do Maurú). Devido às condições materiais da corporação somente em 20 de abril de 1870, pela lei nº 387, sancionada pelo então presidente da província, Venâncio José de Oliveira Lisboa, a banda foi posta em funcionamento com um efetivo de 20 músicos, dirigido pelo maestro 1º Sargento Jorge Martiniano Lopes de Sampaio, seguido do 1º sargento José Joaquim de Oliveira.

Trajetória – Ao longo dos anos a banda de música foi extinta e recriada várias vezes sempre com a alegação de contenção de gastos. Artistas renomados saíram dos quadros da banda e ganharam destaque no Brasil e até no exterior, como é o caso do maestro Severino Araújo (da Orquestra Tabajara do Rio de Janeiro), maestro Moacir dos Santos (professor de música nos EUA), José Barreto (componente da Orquestra Tupy do Rio de Janeiro) e Jurandir Félix (Jurandir do Sax, ex-militar que ganhou destaque com a execução do Bolero de Ravel nas tardes da Praia do Jacaré, em Cabedelo).

Compartilhar