Apresentação da Banda de Música da Polícia Militar na UFPB é adiada

A nova data será remarcada
A apresentação da Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba, que estava prevista para ser realizada nesta terça-feira (03), às 20h, no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, foi adiada por causa de problemas nas instalações elétricas na sala Radegundis Feitosa, local da apresentação. A informação foi repassada pelo capitão Edson Pequeno, regente da banda da PM.

“Será marcada uma nova data para a apresentação do repertório especial que preparamos para o público. O chefe do departamento de música nos informou do problema na sala onde o concerto seria apresentado e assim que for solucionado divulgaremos amplamente”, contou.

A apresentação faz parte da temporada 2014 do projeto ‘a banda na academia’, desenvolvido pelo departamento de música da UFPB.

Banda de Música da PM – Uma das mais antigas do Brasil, a banda da PMPB foi criada pela lei nº 291, de 8 de outubro de 1867, pelo então presidente da Província da Parahyba, José Teixeira de Vasconcelos (Barão do Maurú). Devido às condições materiais da corporação somente em 20 de abril de 1870, pela lei nº 387, sancionada pelo então presidente da província, Venâncio José de Oliveira Lisboa, a banda foi posta em funcionamento com um efetivo de 20 músicos, dirigido pelo maestro 1º Sargento Jorge Martiniano Lopes de Sampaio, seguido do 1º sargento José Joaquim de Oliveira.

Trajetória – Ao longo dos anos a banda de música foi extinta e recriada várias vezes sempre com a alegação de contenção de gastos. Artistas renomados saíram dos quadros da banda e ganharam destaque no Brasil e até no exterior, como é o caso do maestro Severino Araújo (da Orquestra Tabajara do Rio de Janeiro), maestro Moacir dos Santos (professor de música nos EUA), José Barreto (componente da Orquestra Tupy do Rio de Janeiro) e Jurandir Félix (Jurandir do Sax, ex-militar que ganhou destaque com a execução do Bolero de Ravel nas tardes da Praia do Jacaré, em Cabedelo).

Compartilhar